Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Caminho longo para recuperação económica pressiona Wall Street

Os principais mercados acionistas do outro lado do Atlântico fecharam hoje em queda, depois de digerirem melhor as indicações do banco central norte-americano.

Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 17 de Setembro de 2020 às 21:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Dow Jones fechou a ceder 0,47% para 27.901,71 pontos, ao passo que o Standard & Poor’s 500 recuou 0,84% para 3.357,01 pontos.

 

Já o tecnológico Nasdaq Composite desvalorizou 1,27% para 10.910,28 pontos.

 

Os principais índices de Wall Street ganharam ontem terreno na primeira reação à reunião da Fed, mas hoje os investidores optaram pela prudência ao digerirem o que foi dito.

 

A Reserva Federal manteve ontem os juros diretores em torno de zero e deu sinais de que este cenário poderá durar pelo menos até 2023.

 

Além disso, revelou-se mais otimista na sua atualização trimestral das estimativas para a evolução da economia, com os responsáveis do banco central a preverem uma contração económica para este ano menos profunda do que esperavam anteriormente, o que animou os investidores, se bem que por pouco tempo.

 

No entanto, a Fed também disse que o caminho para a recuperação do país será bastante longo, o que fez com que hoje o sentimento se invertesse nas bolsas norte-americanas.

 

Na sessão desta quinta-feira, que precede um dia de bruxaria quádrupla, as cotadas do setor tecnológico continuaram a estar entre as mais penalizadas, com a Apple, Alphabet (dona da Google) e Microsoft a caírem mais de 1%.

A bruxaria quádrupla ("quadruple witching") tem este nome porque se dá o vencimento simultâneo de quatro contratos: futuros e opções sobre índices e sobre acções, tanto nos EUA como na Europa. O nome do dia faz assim referência a estes quatro vencimentos e às bruxas.

Mas porquê as bruxas? Os mercados têm o termo ‘witching hour’ (a hora da bruxa) que é a última hora de negociação da sessão bolsista. Uma vez que o vencimento destes quatro tipos de contratos exerce grande influência no desempenho do mercado, o termo é tido como adequado para a situação, já que essa "hora da bruxa" será um curto período em que quem pratica feitiçaria fica especialmente mais activo e poderoso. 

Assim sendo, este é um dia historicamente mais volátil, especialmente na última hora de negociação, com um elevado volume de transacções. Isto porque os investidores que precisam de fechar posições podem movimentar o mercado a qualquer preço, levando as cotações a oscilarem erraticamente.

O ‘quadruple witching’ ocorre quatro vezes por ano, nas terceiras sextas-feiras dos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro.

Ver comentários
Saber mais wall street dow jones s&p 500 Nasdaq bolsas EUA
Mais lidas
Outras Notícias