Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

China investiga suspeitas de manipulação na bolsa

As autoridades chinesas estão a investigar a eventual manipulação de contratos de futuros sobre acções do país, isto depois de uma semana marcada por uma forte descida dos títulos na bolsa de Xangai.

Reuters
Paulo Moutinho 12 de Julho de 2015 às 16:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Xangai foi palco de fortes quedas na última semana. A bolsa acentuou a tendência negativa recente, chegando a corrigir quase 40% face ao último máximo. Um comportamento extremo que leva as autoridades chinesas a suspeitarem de manipulação do mercado. Foram encontrados indícios de manipulação por parte de algumas empresas de corretagem que actuam no mercado de futuros, revela a Xinhua.

 

Uma equipa de investigadores liderada por Meng Qingfeng, o vice-ministro da Segurança Pública da China, está a analisar as provas encontradas pela polícia chinesa, refere a agência noticiosa estatal chinesa citada pela Bloomberg, sem revelar, no entanto, onde obteve tal informação.

 

O Ministério da Segurança Pública está a trabalhar com o regulador do mercado de capitais da China na investigação de "crimes" com a aposta na queda de acções e índices numa altura em que o Executivo trabalha no sentido de travar a queda da bolsa de Xangai que eliminou cerca de quatro biliões de dólares em valor de mercado.

 

Esta investigação, após a forte queda de quase 40% das acções chinesas face ao pico alcançado a 12 de Junho, vem no seguimento da promessa do regulador da bolsa de que iria punir de forma exemplar a manipulação do mercado. Isto depois de os media estatais terem acusado as apostas curtas (na queda), os rumores e a ingerência estrangeira de alimentarem a queda da bolsa.

Ver comentários
Saber mais bolsa chinesa China manipulação queda aposta queda
Outras Notícias