pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Grupo EDP puxa pela bolsa de Lisboa. Vendas da Jerónimo Martins não animam investidores

Sete cotadas negoceiam em terreno positivo e oito em terreno negativo.

Grupo EDP puxa pela bolsa de Lisboa. Vendas da Jerónimo Martins não animam investidores
Grupo EDP puxa pela bolsa de Lisboa. Vendas da Jerónimo Martins não animam investidores Miguel Baltazar
08:28

A bolsa de Lisboa começa a sessão desta quarta-feira em alta, acompanhando às 08:13 horas a congénere de Paris que também negociava com ganhos. Já Amesterdão seguia em queda no arranque da sessão. O PSI avança 0,18% para os 8.574,56 pontos.

A alta da bolsa de Lisboa deve muito ao arranque das cotadas do grupo EDP. A EDP Renováveis avança 1,64% para os 12,99 euros por ação, enquanto a casa-mãe avança 0,98% para os 4,139 euros por título.

As ações das cotadas do grupo EDP tiveram uma revisão em alta por parte do analista da JB Capital Markets: na EDP a recomendação passa de "neutral" para "buy" (o equivalente a comprar), com um preço-alvo de 4,50 euros por título; o mesmo acontece com a EDP Renováveis, mas com o preço-alvo para os próximos doze meses a situar-se nos 14,50 euros.

Também o BCP está a negociar em terreno positivo, com as ações a avançarem 0,32% para os 0,8910 euros. O , prevendo agora que a instituição financeira portuguesa toque nos 0,96 euros no período de um ano.

Ibersol (0,81%), REN (0,46%), Mota-Engil (0,42%) e Corticeira Amorim (0,15%) completam a restante tabela de ganhos do PSI no arranque da sessão.

Do lado as perdas, é a Jerónimo Martins aquela que mais se destaca, cedendo 1,62% para os 20,66 euros por título. Os investidores estão ainda a digerir os resultados preliminares de vendas apresentados na terça-feira já depois do fecho da sessão.

As , de acordo com dados preliminares divulgados nesta terça-feira. "O sólido trimestre de vendas com que fechámos 2025 permite-nos encarar o novo ano com confiança, pese embora o clima de incerteza geopolítica que continua a influenciar o sentimento das famílias", sublinhou o presidente do conselho de administração e CEO, Pedro Soares dos Santos, na mensagem que acompanha o comunicado enviado à CMVM.

No entanto, analistas ouvidos pela Bloomberg apontam o abrandamento nas vendas LFL (Like-For-Like, indicador de vendas comparáveis) da Biedronka (que situou-se nos 2,4% em termos homólogos no último trimestre, contra os 3,6% registados no terceiro trimestre), resultado da deflação registada em algumas categorias de produtos. A rede de supermercados polaca representa 70% das vendas da Jerónimo Martins.

Semapa (- 0,68%), Altri (- 0,33%), CTT (- 0,27%), Sonae (- 0,24%), Nos (- 0,12%), Navigator (- 0,06%) e Galp (- 0,06%) também registavam perdas. A petrolífera recua num contexto no qual o petróleo está em queda nos mercados internacionais.

A Teixeira Duarte era a única cotada que ainda negociava inalterada.

Acompanhe toda a evolução dos mercados desta quarta-feira .

Ver comentários
Publicidade
C•Studio