pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Lisboa arranca semana com todas as cotadas no verde

A semana arrancou com o "pé direito" na praça portuguesa, com o PSI a dar um salto de 1,58% à boleia do bom desempenho de alguns dos pesos pesados da bolsa.

Euronext, bolsa de Lisboa, bolsa, bolsas
Euronext, bolsa de Lisboa, bolsa, bolsas Tiago Sousa Dias
12 de Setembro de 2022 às 17:08

A bolsa de Lisboa conseguiu um pleno na sessão desta segunda-feira. Todas as 15 cotadas do PSI valorizaram, dando um avanço de 1,58% ao principal índice português, que atingiu os 6.080,75 pontos.

A liderar os ganhos esteve a Galp Energia, que avançou 3,42%, em linha com os preços do petróleo nos mercados internacionais, que subiram na expectativa de um aperto na oferta. Também a Jerónimo Martins - que tem o maior peso no índice - obteve um bom desempenho, somando 3,05%.

Com valorizações acima de 2% estiveram a Nos (2,48%) e a Navigator (2,28%). Já os CTT (1,65%), Greenvolt (1,52%), Corticeira Amorim (1,40%), Mota-Engil (1,34%), Sonae (1,13%) e Altri (1,01%) mantiveram-se acima de 1%.

Com ganhos mais modestos esteve o BCP (0,99%) - apesar de o setor da banca continuar a ser dos que mais valorizam na Europa - e o grupo EDP, com a Renováveis a subir 0,16% e a casa-mãe a avançar 0,81%, numa altura em que Bruxelas vai mesmo avançar com limites ao consumo de eletricidade e taxas aos lucros extraordinários das energéticas. Por sua vez, a REN valorizou 0,77%

Por último, a empresa com o avanço mais tímido foi a Semapa, a apreciar-se em 0,14%, numa altura em que o banco Santander indicou que vai deixar de fazer a cobertura da cotada.

A praça portuguesa está, assim, alinhada com o sentimento dominante nos restantes mercados europeus, onde hoje foi um dia de otimismo para os investidores. As ações recuperaram, assim, das perdas recentes - à boleia da expectativa de um arrefecimento da inflação nos Estados Unidos e dos avanços da Ucrânia sobre o exército russo.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio