pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Oficial: Banif sai do PSI-20 esta quarta-feira

A gestora da bolsa nacional decidiu retirar o banco do índice de referência da praça portuguesa. O índice, que já só tem 18 das 20 cotadas, ficará apenas com 17 títulos.

Rafael Marchante/Reuters
21 de Dezembro de 2015 às 18:22

A Euronext anunciou hoje a exclusão do Banif, S.A. do PSI-20, na sequência do comunicado do Banco de Portugal de 20 de Dezembro de 2015, referente à decisão de alienação do banco no contexto de uma medida de resolução. A saída dos títulos do índice de referência, que estão suspensos de negociação, acontece na quarta-feira.

A Euronext Lisboa, a gestora do mercado de capitais português, anunciou, como o Negócios tinha avançado, a "exclusão do Banif, S.A. do índice PSI 20". "A exclusão do Banif S.A. do índice PSI 20 será efectiva a partir de quarta-feira, 23 de Dezembro de 2015", acrescenta, em comunicado.

O PSI-20 ficará, assim, apenas com 17 cotadas. "Não haverá substituição directa deste constituinte no índice", acrescenta a bolsa. O PSI-20 perde assim mais uma cotada, situação que vai manter-se durante os próximos meses.

Nas regras do índice, o mínimo exigido é de 18 títulos, mas estas também não prevêem que existam revisões extraordinárias.

Neste sentido, o PSI-20 ficará com apenas 17 cotadas até à revisão anual, ou seja, em Março. São mais de três meses em que o índice de referência não conta com todos os títulos que necessita para cumprir os mínimos.

Acções suspensas

Acções suspensas

O Banif sai do PSI-20, mas não da bolsa. No entanto, os títulos estão suspensos de negociação desde a última quinta-feira, 17 de Dezembro, e vão manter-se assim, não se sabendo sequer se voltarão a ser negociadas no mercado.

"A suspensão vai manter-se. A CMVM vai avaliar as consequências da medida de resolução para o Banif enquanto sociedade cotada", afirmou fonte oficial do regulador do mercado de capitais português, liderado por Carlos Tavares. Aquando da suspensão estavam a valer 0,2 cêntimos.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio