pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PSI-20 recupera após apagar ganhos de 2019

A bolsa nacional está a aliviar no final da semana, após as perdas das últimas sessões terem apagado os ganhos registados durante 2019.

Euronext, bolsa de Lisboa, bolsa, bolsas
Euronext, bolsa de Lisboa, bolsa, bolsas Tiago Sousa Dias
16 de Agosto de 2019 às 08:11

O PSI-20 arrancou a sessão desta sexta-feira, 16 de agosto, a valorizar 0,35% para os 4.734,84 pontos, afastando-se de mínimos de janeiro que alcançou ontem. Este é um início de alívio para a bolsa nacional cujas perdas das últimas sessões já apagou os ganhos registados durante este ano. Ontem as bolsas norte-americanas também fecharam em alta.

As bolsas europeias também recuperam ligeiramente após terem atingido um mínimo de fevereiro. Ontem tinham sido as palavras de Olli Rehn a aprofundar as quedas das bolsas na Europa. O governador do Banco da Finlândia disse em entrevista que quer um Banco Central Europeu (BCE) ousado com medidas "significativas e impactantes" na reunião de setembro que surpreendam os mercados e ajudem a contrariar a tendência de desaceleração económica.

Além disso, a sessão tinha sido marcado pelo endurecer do discurso da China face aos EUA. As autoridades chinesas afirmaram que terão de aplicar as "retaliações necessárias" face ao anúncio norte-americano de mais tarifas a 1 de setembro, ainda que Donald Trump tenha adiado esta semana a aplicação dessas tarifas em alguns bens para 15 de dezembro. 

O BCP lidera a tendência de recuperação, com as ações do banco liderado por Miguel Maya a ganharem 1,12% para 0,1982 euros. Com o petróleo a recuperar, a Galp Energia avança 0,68% para 12,585 euros, depois de ontem ter tocado em mínimos de novembro de 2016.

Os CTT, que ontem tinham atingido mínimos históricos, também está a recuperar (+0,66% para 1,830 euros). Altri, Navigator, EDP e EDP Renováveis também contribuem para a tendência positiva do PSI-20.

A Pharol renova mínimos de dois anos, com as ações a caírem 1,14% para 0,1214 euros, ainda penalizadas pela notícia de que o BCP pretende vende a posição de 10% na companhia.

As ações da Cofina e da Media Capital continuaram suspensas de negociação, apesar das duas empresas terem emitido comunicados separados a confirmar que a Cofina está em negociações exclusivas com a Prisa para comprar a dona da TVI

Ver comentários
Publicidade
C•Studio