Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Toyota aprova saída de bolsa por unanimidade

As ações dos minoritários serão adquiridas pela Salvador Caetano, maior acionista da Toyota, que propõe pagar 2,80 euros por cada ação.

Paulo Duarte/ Negócios
Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 30 de Agosto de 2019 às 17:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
A Toyota Caetano Portugal aprovou, na assembleia geral de acionistas extraordinária que decorreu esta sexta-feira, 30 de agosto, a perda da qualidade de sociedade aberta, que implica a saída de bolsa. A proposta foi aprovada por unanimidade dos acionistas que estiveram representados, que controlam mais de 95% do capital social da empresa.

O anúncio foi feito em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a quem a Toyota informa que as ações dispersas em bolsa serão adquiridas pela Salvador Caetano Auto, que é já a maior acionista da empresa.

Os acionistas aprovaram ainda um prazo de três meses, após a autorização da CMVM para a saída de bolsa, para aquirir as ações em causa, e propõem o pagamento de 2,80 euros por ação.

Este valor corresponde ao preço médio ponderado das ações da Toyota nos últimos seis meses.

A CMVM ainda pode, contudo, determinar que o preço seja determinado por um auditor independente. "Caso seja designado auditor independente pela CMVM para determinar a contrapartida mínima e a mesma seja superior a 2,80 euros, o compromisso de compra da Salvador Caetano Auto e, consequentemente, a deliberação social de perda de qualidade de sociedade aberta, ficará sem efeito, exceto se a Salvador Caetano Auto aceitar pagar esse montante superior", indica o comunicado.

Já se o auditor propuser um preço inferior a 2,80 euros por ação, a Salvador Caetano mantém a "proposta firme" de pagar este valor por cada opção.

Depois da saída da SAG, que negociou pela última vez na bolsa de Lisboa a 30 de julho, e da Compta, que também já pediu para perder a qualidade de sociedade aberta, a Toyota é já a terceira empresa, só este ano, a pedir para sair de bolsa.

Os títulos da Toyota fecharam esta sexta-feira a cotar, precisamente, nos 2,80 euros.
Ver comentários
Saber mais toyota caetano salvador caetano cmvm
Mais lidas
Outras Notícias