Wall Street fecha sessão volátil com maioria dos índices em alta. Nasdaq perde mais de 3% na semana
O Nasdaq chegou a perder quase 2% durante a sessão e foi o único índice entre os principais a registar perdas, num dia volátil que viu o S&P 500 a recuar mais de 1% antes de recuperar terreno no final da sessão. Negociações em torno do "shutdown" do Governo Federal e as recentes quedas dos ativos de risco levaram investidores a reforçar posições.
Os principais índices norte-americanos fecharam a última sessão da semana com uma maioria de ganhos. Investidores aproveitaram para reforçar posições depois da recente desvalorização dos ativos de risco norte-americanos, fator que levou os índices a recuperar de fortes quedas registadas durante a sessão de hoje.
Após uma queda que levou o S&P 500 a ceder 1,30% durante o dia, o “benchmark” acabou por fechar com uma ligeira valorização de 0,13%, para os 6.728,80. Já o Nasdaq Composite seguiu a tendência de perdas da última sessão e recuou 0,21% para os 23.004,54 pontos. O índice tecnológico chegou a recuar quase 2% durante o dia. O Dow Jones subiu 0,16% para os 46.987,10.
Wall Street viu uma reviravolta na reta final das negociações, depois de os democratas do Senado terem reduzido as suas exigências para acabar com a paralisação do Governo Federal dos EUA, que já é a mais longa de sempre. Ainda assim, os republicanos rejeitaram a tentativa dos democratas paraca acabar com o "shutdown".
"Mesmo que os relatos de progressos para reativar Washington resultem num acordo, as distorções dos dados permanecerão no futuro previsível”, disse à Bloomberg Ian Lyngen, da BMO Capital Markets. Visto que as agências federais que publicam dados económicos continuam paralisadas, o relatório sobre os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA – seguido de perto pelos investidores e visto como um relatório importante para as decisões de política monetária da Reserva Federal - não foi divulgado, à semelhança do que já tem vindo a acontecer.
Noutros dados, a confiança dos consumidores norte-americanos caiu para perto de mínimos de três anos e meio, com a paralisação do Governo a pesar sobre as perspectivas económicas dos EUA.
“A paralisação do Governo cria mais riscos, porque quanto mais tempo ela durar, mais o seu impacto será sentido na economia real”, explicou David Russell, da TradeStation.
E tudo isto está a acontecer num momento em que crescem preocupações com o possível risco de sobreavaliação das empresas ligadas à área da inteligência artificial – as principais responsáveis pelas recentes quedas dos índices.
No acumulado da semana, o S&P 500 recuou quase 1,80%, o Nasdaq Composite perdeu mais de 3,40% e o Dow Jones desvalorizou 0,78%.
Entre as “big tech”, a Nvidia subiu 0,037%, a Microsoft cedeu 0,056%, a Alphabet desvalorizou 1,98%, a Amazon ganhou 0,56%, a Apple cedeu 0,48% e a Meta valorizou 0,45%.
Mais lidas