Wall Street quebra série de ganhos. Investidores procuram novos catalisadores
Os índices norte-americanos inverteram a tendência de ganhos dos últimos dias para fechar em baixa. Quedas das "megacaps" pressionaram, com a Tesla a ser a única empresa entre as Sete Magníficas a registar ganhos.
Os principais índices norte-americanos encerraram a sessão com perdas, interrompendo uma série de seis dias de ganhos consecutivos que levaram a uma subida de cerca de 20% do S&P 500 desde os mínimos de abril. Os investidores parecem agora procurar novos catalisadores para os mercados bolsistas norte-americanos.
O S&P 500 deslizou 0,39% para os 5.940,46 pontos, enquanto o Nasdaq Composite perdeu 0,38% para 19.142,71 pontos. Já o Dow Jones cedeu 0,27% para 42.677,24 pontos.
Um deslize registado no grupo de empresas com maior capitalização bolsista pesou fortemente nas negociações. A Tesla (+0,51%) foi a única "megacap" que registou ganhos, depois de Elon Musk ter dito que está empenhado em liderar a empresa por mais cinco anos.
Apesar da queda desta terça-feira, o mês de maio está-se a revelar surpreendentemente forte para os índices do lado de lá do Atlântico. Durante as últimas 22 sessões, o S&P 500 ganhou em dezoito delas, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
"Não há dúvida de que a dinâmica do mercado de ações é bastante forte. Dito isto, o mercado está a ficar sobrecomprado a curto prazo, pelo que poderá respirar a qualquer momento", explicou à Bloomberg Matt Maley, da Miller Tabak. "No entanto, a menos que esse respiro se transforme numa reversão séria, é possível uma [aproximação a] máximos históricos em breve", acrescentou o especialista.
No plano da política monetária, o presidente da Reserva Federal (Fed) de St.Louis, Alberto Musalem, afirmou que as tarifas irão provavelmente pesar sobre a economia dos EUA e enfraquecer o mercado de trabalho. O membro do banco central dos EUA acrescentou ainda que a política monetária está bem-posicionada para responder a quaisquer alterações nas perspetivas económicas, assumindo uma postura de "esperar para ver".
Entre os movimentos do mercado, a Victoria's Secret subiu mais de 3%, após ter anunciado um plano de direitos de aquisição de ações pelos atuais acionistas depois de um investidor ter começado a adquirir uma quantidade substancial de ações da retalhista de lingerie.
Já a Alphabet desvalorizou 1,52% depois de a Google ter dito que vai oferecer o "modo IA" na pesquisa a todos os utilizadores dos EUA, como parte de um esforço para lançar produtos no mercado mais rapidamente e acompanhar o ritmo dos novos rivais na era da inteligência artificial.
Quanto às restantes "big tech", a Amazon caiu 1,01%, a Apple recuou 0,92%, a Nvidia cedeu 0,88%, a Meta deslizou 0,52% e a Microsoft perdeu 0,15%.
Mais lidas