Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

CaixaBI estima que lucros e receitas da Altri terão caído em 2016

A Altri terá tido uma queda de 37,8% no seu resultado líquido do ano passado e as receitas deverão ter recuado 10,9%, segundo os analistas do CaixaBI. Mas a forte procura chinesa está a ditar um movimento de retoma dos preços da pasta branqueada de eucalipto, o que poderá vir a sustentar a cotada neste primeiro trimestre de 2017.

A Altri propôs um novo dividendos de 25 cêntimos por acção, o que equivale a 6,72% do valor dos títulos. No final de 2015, a empresa também já havia premiado os accionistas com uma remuneração do mesmo valor.
Miguel Baltazar
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 24 de Fevereiro de 2017 às 18:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A Altri deverá reportar um lucro de 73,2 milhões de euros em 2016, que corresponderá a um recuo de 37,8% face aos 117,7 milhões registados no ano precedente, segundo as estimativas do CaixaBI.

 

Já as receitas da empresa de pasta e papel deverão ter atingido os 592,3 milhões de euros, de acordo com as projecções dos analistas da casa de investimento da GCD. Se assim for, este valor representará uma descida de 10,9% face a 2015, quando o volume de negócios se cifrou em 664,8 milhões.

 

Na nota de "research" do CaixaBI a que o Negócios teve acesso, os analistas Carlos Jesus e Artur Amaro sublinham que as receitas terão caído sobretudo devido à pressão da queda dos preços da pasta.

 

"No entanto, importa destacar que os preços da pasta branqueada de eucalipto (BEKP) têm vindo a testemunhar uma tendência altista nos últimos dois meses, com a procura chinesa a manter-se bastante forte", ressalva a nota de análise, acrescentado que espera que este movimento positivo possa "tornar-se sustentável nos próximos meses".

 

Já no que diz respeito ao EBITDA – resultados antes de impostos, amortizações, depreciações e juros –, as estimativas do CaixaBI apontam para 162,3 milhões de euros em 2016, contra 221,1 milhões um ano antes, correspondendo assim a uma quebra de 26,6%.

 

Nas suas conclusões, os analistas referem que esperam que estes resultados tenham um efeito "neutral" sobre as acções, "apesar da diminuição da rentabilidade operacional".

 

O CaixaBI mantém assim o preço-alvo da Altri nos 4,70 euros por acção, o que lhe confere um potencial de subida de 8,04%. A recomendação para as acções da empresa prossegue em "comprar".

 

A Altri, co-presidida por Paulo Fernandes e João Borges de Oliveira, tem agendada a apresentação dos seus resultados anuais para o próximo dia 3 de Março, após o fecho da bolsa nacional.

 

A cotada do PSI-20 encerrou a sessão desta sexta-feira a somar 1% para se fixar nos 4,35 euros por acção.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

Ver comentários
Saber mais Altri BEKP
Mais lidas
Outras Notícias