pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Avaliação bancária das casas tem maior aumento desde Dezembro

O valor médio da avaliação bancária, que é considerado para a concessão de financiamento, voltou a aumentar, em Abril, depois de ter recuado em Março.

Bruno Simão
25 de Maio de 2016 às 11:52

O ano de 2016 tem sido marcado por alguma correcção no valor médio da avaliação bancária. Mas depois do recuo registado em Março, esta avaliação voltou a recuperar em Abril e registou o maior aumento desde Dezembro. A nível nacional, o valor médio da avaliação bancária é de 1.054 euros por metro quadrado, mais seis euros do que no mês anterior, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"O valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, para o total do país fixou-se em 1.054 euros por metro quadrado em Abril, traduzindo-se num aumento de 0,6% face ao mês anterior", refere o comunicado do INE.

Neste período, a maioria das regiões viu o valor médio da avaliação bancária aumentar, mas foram as regiões Centro, com um valor médio de 867 euros por metro quadrado e a área metropolitana de Lisboa, com um valor médio de 1.275 euros por metro quadrado, que mais influenciaram o aumento no total do País.

Face a Abril do ano passado, o valor médio de avaliação do país cresceu 3,7%, a mesma variação registada em Março. Neste período, os aumentos mais expressivos foram observados nas regiões Norte e Algarve.

Por tipologia de habitação, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos cresceu 0,5%, em Abril, para 1.102 euros por metro quadrado, depois de ter aumentado em quatro das sete regiões consideradas. Face ao período homólogo, avançou 3,6%, aquém dos 3,9% que tinha aumentado em Março.

Já nas moradias, o valor médio da avaliação bancária aumentou três euros para 969 euros por metro quadrado. Face ao período homólogo, o valor médio aumentou 3,4%, depois de ter avançado 3,1% no mês anterior. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio