BCE vai começar a testar euro digital já no próximo ano
O Banco Central Europeu (BCE) vai começar a testar o uso do euro digital em algumas atividades já em 2026. O anúncio foi feito por Piero Cipollone, membro do Conselho Executivo do BCE, na conferência “O futuro dos pagamentos: CBDC, ativos digitais e mercados de capital digital”, esta sexta-feira.
A entidade monetária tem, ao longo do último ano, trabalhado em parceria com cerca de 70 empresas – como comerciantes, bancos, fintechs e investigadores – para criar uma plataforma de inovação para experimentar o uso do euro digital.
PUB
"O feedback dos parceiros vai ajudar-nos a moldar a próxima etapa da plataforma de inovação, com atividades concretas provavelmente a serem anunciadas no início de 2026. Esperamos novamente despertar forte interesse das partes interessadas para maximizar o potencial de ideias inovadoras", revelou Cipollone.
Este é mais um passo para preservar a autonomia financeira da Zona do Euro em relação aos EUA, reduzindo a dependência de empresas como a Visa e o PayPal para pagamentos. A entidade monetária explica que vai conduzir experiências sobre o que pode ser conseguido através do euro digital. O BCE já tinha começado com o processo ao longo deste ano com o setor privado, dizendo que o seu uso poderia facilitar os pagamentos aumotáticos em tranportes públicos ou reembolsos.
Já no início da semana, o Governador tinha dito que o euro digital pode ser uma realidade em 2029. Para passar o projeto do papel para a prática, Cipollone disse que o BCE tinha conseguido alcançar um "grande avanço" na semana passada, quando chegaram a um acordo sobre como definir limites de retenção de clientes.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Sistema de pagamento Dependência Empresas Trabalho Piero Cipollone PayPal Banco Central Europeu Estados UnidosMais lidas
O Negócios recomenda