pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bitcoin com pior série de sempre cai para menos de 20 mil dólares pela primeira vez desde 2020

A criptomoeda mais popular do mundo soma este sábado a 12.ª queda consecutiva, a pior série de sempre. E desde dezembro de 2020 que a "cryptoqueen" não valia tão pouco.

bitcoin, ethereum, cripto
bitcoin, ethereum, cripto
18 de Junho de 2022 às 14:53

A Bitcoin caiu abaixo da barreira psicológica dos 20 mil dólares este sábado, algo que não sucedia desde dezembro de 2020.

A criptomoeda com maior valor de mercado do mundo chegou a tombar 9,2%, para 18.740 dólares, naquela que é a 12.ª queda diária consecutiva, a pior série de sempre, segundo dados compilados pela Bloomberg.

O naufrágio da "cryptoqueen" contagiou outros ativos cripto, com a Ether a afundar quase 11% para 975,24 dólares, perdendo o suporte dos mil dólares e mínimos desde janeiro de 2021.

Estas duas criptomoedas encontram-se cerca de 70% abaixo dos máximos históricos alcançados em novembro último.

"A incerteza macroeconómica global combinada com colapsos espetaculares no ecossistema cripto tem derrubado os preços a um ritmo que surpreendeu os investidores", refere Kunal Goel, analista da Messari, citado pela Bloomberg.

bitcoin, ethereum, cripto
Bitcoin com pior série de sempre cai para menos de 20 mil dólares pela primeira vez desde 2020

Outros criptoativos também não ficaram imunes à derrocada da Bitcoin, com todas as critpomoedas acompanhadas pela Bloomberg a negociarem hoje no vermelho. Cardano, Solana, Dogecoin e Polkadot caem entre 7% e 10% este sábado.

Uma combinação tóxica de más notícias e taxas de juro mais altas tem castigado fortemente ativos de maior risco como as criptomoedas.

"Os investidores continuam a posicionar-se defensivamente após o "bull market" do ano passado impulsionado pela liquidez", sublinha Alkesh Shah, diretor de  estratégia de cripto e ativos digitais do Bank of America, numa nota divulgada sexta-feira a que a Bloomberg teve acesso. "Apesar de doloroso, retirar a 'espuma' do setor é provavelmente saudável, com os investidores a focarem-se em projetos com estratégias claras para alcançar liquidez e rentabilidade em vez de apenas crescimento de receitas", acrescenta.

O setor das cripto enfrenta igualmente pressões como o colapso no mês passado da Terra e que foram agravadas com a decisão nesta semana da Celsius e da Babel Finance de suspender os resgates. 

O valor de mercado das criptomoedas rondava os 880 mil milhões de dólares este sábado, o que compara com os três biliões de dólares atingidos em novembro, quando a Bitcoin e a Ether atingiram picos, segundo dados recolhidos pela CoinGecko.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio