pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Da blockchain à Web3, que novo mundo é este?

“Descentralização” é a palavra de ordem da nova revolução digital que recusa intermediários e que apela à democracia na gestão das redes, criado um novo setor financeiro: o mundo cripto.

18 de Março de 2022 às 11:30
  • Partilhar artigo
  • ...

Blockchain

A blockchain é uma rede descentralizada e imutável que facilita o processo de registo de transações e o rastreamento de ativos. O ativo rastreado pode ser tangível ou intangível. Praticamente qualquer unidade física ou virtual pode ser registada ou negociada na rede blockchain. De acordo com os participantes, a descentralização da rede é o que lhe dá não só transparência nas operações, como segurança.

DeFi

As finanças descentralizadas (na sigla inglesa DeFi) são um termo abrangente que dá conta de uma realidade virtual onde o mundo financeiro deixa cair os intermediários, sendo por isso assente no conceito “peer to peer”. Numa rede de DeFi pode ser possível captar juros, pedir empréstimos, fazer pagamentos, subscrever seguros, assim como transacionar ativos.

Web 3.0

A Web 3.0 é a nova fase da evolução da internet. A Web 1 arrancou nos anos 90, sendo a internet, classificada como “web de leitura” para a maior parte dos utilizadores. Já na Web 2, marcada pelo nascimento de gigantes como o Facebook, os utilizadores passam a navegar numa internet classificada como “read -write”, onde os utilizadores são também criadores de conteúdos. Por sua vez, na Web 3 os utilizadores continuam a ter acesso à criação de conteúdos, mas a palavra de ordem é “descentralização”. O objetivo é, sobretudo, contornar o monopólio dos gigantes da internet e o fluxo de dados pessoais, trocando a gestão centralizada pela gestão democrática das redes.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio