pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PT cai mais de 1% e pressiona bolsa nacional

A Euronext Lisbon seguia em queda pela terceira sessão consecutiva, com a Portugal Telecom a recuar mais de 1%. O PSI-20 perdia 0,48%, com o BCP e a eléctrica EDP também a pressionarem.

20 de Dezembro de 2005 às 10:33

A Euronext Lisbon seguia em queda pela terceira sessão consecutiva, com a Portugal Telecom a recuar mais de 1%. O PSI-20 perdia 0,48%, com o BCP e a eléctrica EDP também a pressionarem.

A bolsa nacional cotava nos 8.271,30 pontos, numa sessão em que 11 títulos caíam, seis seguiam inalterados e apenas três valorizavam. O índice português seguia a tendência dos congéneres europeus.

A Portugal Telecom [ptc] seguia em queda de 1,07% para os 8,29 euros. A PT regista a terceira desvalorização consecutiva acumulando uma desvalorização superior a 4,5%. As acções da operadora estão ainda a reflectir o facto de ontem o ABN Amro ter reduzido a recomendação para as acções de «comprar» para «manter» e cortado o preço-alvo para 7,90 euros. A casa de investimento justificou a alteração por esperar que a PT registe uma das taxas de crescimento mais baixas do sector em 2006.

Hoje, a Lisbon Brokers reiterou a recomendação de «compra» para as acções da operadora, e o preço-alvo a 12 meses de 8,60 euros, apesar da valorização dos títulos nas últimas semanas devido ao processo sobre a «golden share» levantado por Bruxelas.

A participada PT Multimédia [ptm] descia 0,42% para os 9,44 euros, no dia em que a empresa deixou de integrar a lista de acções com maior potencial de valorização do Millennium bcp.

O banco BCP [bcp], caía pela segunda sessão consecutiva. A instituição liderada por Paulo Teixeira Pinto recuava 0,48% para os 2,07 euros, no dia em que o Governo da Roménia vai anunciar qual dos bancos vai ficar com uma posição de controlo no Banca Comerciala Romena (BCR): o Erste Bank ou o Banco Comercial Português. Na restante banca, o BPI descia 0,79% para os 3,76 euros e o BES [besnn] seguia praticamente inalterado, a recuar 0,07% para os 13,49 euros. O Jornal de Negócios noticia, na edição de hoje, que o Crédit Agricole está interessado em aumentar a sua participação no BES para uma posição de controlo.

A pressionar o índice seguia também a Energias de Portugal [edp], com uma desvalorização de 0,39% para os 2,56 euros. Os títulos da EDP recuavam, apesar do BPI ter aumentado o preço-alvo para a eléctrica de 2,5 euros para 2,75 euros para o final de 2006, mantendo a recomendação de «acumular» para as acções, considerando o novo plano das tarifas benéfico para os títulos da empresa.

A Sonae SGPS [son] seguia inalterada nos 1,49 euros, no dia em que entrou directamente para o primeiro lugar da lista das acções com maior potencial de valorização do Millennium bcp investimento. O banco atribui à empresa de Belmiro de Azevedo um preço-alvo de 1,88 euros, o que representa um potencial de valorização de 27%. A Sonaecom [snc] valorizava 0,81% para os 3,73 euros e a Modelo Continente descia 0,99% para os 2 euros.

No sector dos «media», a Impresa [ipr] caía 0,60% para os 5 euros. A empresa liderada por Miguel Pais do Amaral, a Media Capital [mcp] ganhava 0,42% para os 7,20 euros e a Cofina [cof] cotava inalterada nos 3,13 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio