Bolsa acompanha perdas europeias
A bolsa nacional segue a desvalorizar, acompanhando o fecho quer dos EUA quer das praças asiáticas. O PSI-20 perde 0,82% seguindo a tendência dos principais índices europeus. O receio de que a crise no mercado hipotecário nos EUA conduza a um abrandamento
A bolsa nacional segue a desvalorizar, acompanhando o fecho quer dos EUA quer das praças asiáticas. O PSI-20 perde 0,82% seguindo a tendência dos principais índices europeus. O receio de que a crise no mercado hipotecário nos EUA conduza a um abrandamento da economia está novamente a afectar os mercados a nível mundial.
E Portugal não é excepção com o PSI-20 a registar 18 acções em queda, uma a subir e um inalterada. O índice nacional era aliás quem mais caía na abertura a nível europeu e é um dos que mais perde neste momento.
A pressionar está novamente o Banco Comercial Português [bcp] que deprecia 2,27% para os 3,45 euros. Já ontem o maior banco privado português afundou mais de 3% depois da Assembleia Geral de terça-feira ter terminado de forma inconclusiva com a retirada de todos os pontos da ordem de trabalhos pelos principais accionistas.
Na restante banca, o Banco Espírito Santo [besnn] desliza 0,64% para os 15,55 euros enquanto o Banco BPI [bpin] escorrega 0,46% para os 6,47 euros.
A pressionar está também a Energias de Portugal [edp] com uma queda de 0,74% para os quatro euros.
Entre as empresas que mais perdem, de sublinhar as da Sonae SGPS [son]. A holding desvaloriza 2,13% para os 1,84 euros no dia em que vai apresentar os resultados depois do fecho da bolsa.
A Mota-Engil desliza 1,08% para os 5,49 euros. Os analistas do Banco Espírito Santo consideram que o interesse da Mota-Engil na compra da empresa de "handling" Grounforce poderá ter um efeito positivo nas acções da construtora, pois, estrategicamente, esta área de negócio faz sentido.
A Portugal Telecom [ptc] sobe 0,61% para os 9,90 euros e é, nesta altura, a única empresa a registar ganhos.
Mais lidas