Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira o parlamento britânico votará uma proposta legislativa que visa impedir que o Reino Unido saia no dia 31 de outubro da União Europeia sem um acordo.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 04 de setembro de 2019 às 07:30
Deputados britânicos podem vetar Brexit sem acordo

Os deputados britânicos aprovaram ontem à noite uma moção da oposição que devolve ao parlamento o controlo da sua agenda. Uma derrota para o primeiro-ministro, Boris Johnson, que voltou a ameaçar com eleições antecipadas.

 

Com esta moção aprovada, o parlamento votará esta quarta-feira, 4 de setembro, uma proposta legislativa no sentido de impedir um Brexit desordenado – ou seja, uma saída do Reino Unido do bloco europeu sem um acordo com a UE quanto à relação futura entre os dois lados em temas como fronteiras, comércio e circulação de pessoas e mercadorias. O que, na prática, deverá implicar um adiamento da data de saída, ao contrário do que o primeiro-ministro defende.

 

Ontem, Boris Johnson perdeu também a maioria no parlamento, depois de o deputado conservador Philip Lee abandonar os Conservadores e anunciar que iria juntar-se ao grupo dos liberais.

 

Parlamento Europeu ouve Christine Lagarde

A próxima presidente do Banco Central Europeu vai ser ouvida pelos eurodeputados esta quarta-feira. O Parlamento Europeu não pode chumbar Lagarde, mas poderá deixar críticas e avisos.

 

Christine Lagarde já deu claros sinais de que irá manter a política de corte de taxas de juro do ainda presidente, Mario Draghi, numa altura em que os receios de uma recessão ganham força.

 

Livro Bege da Fed e balança comercial dos EUA em foco

A Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) publica o Livro Bege com novas previsões para a economia norte-americana.

 

Por outro lado, vários membros da Fed vão também discursar em eventos distintos. John Williams, presidente da Reserva Federal de Nova Iorque, vai falar num encontro sobre mercados financeiros nesta cidade. Já Charles Evans, responsável pela Fed em Chicago, vai falar em Detroit sobre o setor automóvel.

 

Ainda nos Estados Unidos, em plena guerra comercial entre Washington e Pequim, será conhecida a evolução da balança comercial em julho.

 

Fabricantes automóveis divulgam dados das vendas

A General Motors, Ford, Fiat Chrysler e outras fabricantes automóveis divulgam, esta terça-feira, os dados relativos às suas vendas nos Estados Unidos em agosto.

 

Por cá, recorde-se, as vendas de carros em agosto registaram o pior mês em dois anos. É preciso recuar a agosto de 2017 para encontrar um número inferior aos 12.435 veículos comercializados no mês passado em Portugal.

 

PMI dos serviços na Zona Euro em destaque

Na Zona Euro teremos hoje a publicação dos índices dos gestores de compras (PMI) da IHS Markit, relativos a agosto. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para os serviços.

 

Serão também veiculados os mesmos indicadores para o Reino Unido, Espanha, Itália, França e Alemanha.

 




Marketing Automation certified by E-GOI