Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

As notícias sobre a propagação do vírus chinês têm dominado o rumo dos mercados e hoje não será excepção.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 27 de Janeiro de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Propagação do vírus da China continua a preocupar investidores

As notícias do fim de semana reforçaram as preocupações com o avanço do novo vírus chinês, o que se deverá refletir de forma negativa nos mercados esta segunda-feira. No final de domingo o número de infetados superava os dois mil, estavam confirmadas pelo menos 80 vítimas mortais e aumentavam os relatos de infeções um pouco por todo o globo. As autoridades chinesas optaram por alargar o período de férias do novo ano (além de 30 de janeiro) de forma a conter o vírus e o primeiro-ministro Xi Jinping admitiu que a "situação é grave" e que a propagação do coronavírus" está a acelerar.

Na abertura da negociação do mercado de futuros em Wall Street, o contrato sobre o S&P500 descia 1% e o petróleo afundava cerca de 3%.

 

Ifo da Alemanha centra atenções

Entre os dados económicos que vão ser reportados esta segunda-feira destaque para o Ifo da Alemanha, pois este indicador de confiança dos empresários é seguido com particular atenção nos mercados devido ao facto de ser um bom barómetro avançado da saúde da maior economia europeia. Os economistas estimam que o Ifo tenha melhorado em janeiro para 97, contra os 96,3 de dezembro. Nos Estados Unidos destaque apenas para as vendas de casas novas em dezembro.

 

O impacto de Isabel dos Santos na bolsa

O cerco a Isabel dos Santos tem tido impacto negativo na bolsa portuguesa e o efeito poderá continuar a fazer-se sentir à medida que surjam mais notícias de que a empresária angolana coloque à venda os seus ativos. O comentador da SIC, Marques Mendes, considerou ontem "inevitável" que Isabel dos Santos venda as participações que tem na Galp Energia e na Nos. A petrolífera (penalizada por outras notícias) registou a semana passada o pior desempenho em oito meses e a operadora registou fortes quedas na sexta-feira depois de três gestores ligados à empresária angolana terem apresentado a demissão.

 

Parlamento recebe propostas de alteração ao Orçamento

Termina o prazo para os partidos com assento parlamentar em Portugal entregarem as propostas para o Orçamento do Estado de 2020. O Governo já apresentou a sua e agora os partidos têm até segunda-feira para entregar o que querem ver integrado no diploma orçamental, para discussão ainda na especialidade. A votação final global está agendada para 6 de fevereiro, depois das votações na especialidade nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro. 

 

Semana recheada de apresentações de resultados

Esta será uma semana intensa na apresentação de resultados trimestrais, sobretudo devido aos "gigantes" nos Estados Unidos e Europa que vão divulgar os seus números. Apple, Facebook, SAP, Samsung, Boeing, Unilever, Exxon Mobil, Shell, Deutsche Bank e LVMH Moet Hennessy são só alguns dos nomes. Ainda assim  esta segunda-feira a agenda está pouco preenchida.

 

Ver comentários
Saber mais 5 coisas newsletter mercados
Mais lidas
Outras Notícias