Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira a Fitch poderá pronunciar-se sobre a classificação da dívida soberana de Itália. É também dia de dados do INE e de os mercados reagirem ao novo líder do Eurogrupo.

Negócios jng@negocios.pt 10 de Julho de 2020 às 07:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Itália avaliada pela Fitch

Para esta sexta-feira está marcada uma possível ação de "rating" para Itália por parte da agência Fitch – que poderá também pronunciar-se sobre a notação e "Outlook" de Malta. Os relatórios sobre os "ratings" e perspectivas para as dívidas soberanas podem não ser publicados, uma vez que o calendário de eventuais revisões das notações soberanas é apenas indicativo.

Como está a inflação em Portugal?

A leitura final da inflação para junho será conhecida esta sexta-feira. De acordo com os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), no final do mês passado, a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC) terá sido 0,2% em junho de 2020, um aumento de 0,9 pontos percentuais face a maio. O INE divulga também as estatísticas do comércio internacional relativas a maio.

Irlandês Donohoe eleito sucessor de Centeno no Eurogrupo

Ao contrário do que apontavam as bolsas de apostas, o ministro irlandês das Finanças, Paschal Donohoe, venceu a corrida à presidência do Eurogrupo. Donohoe assume a liderança da instituição informal no próximo dia 13 de julho.

Croácia e Bulgária mais perto de se juntarem ao euro

A Croácia e a Bulgária estão à espera da aprovação para ficarem na "sala de espera" antes de se juntarem aos países do euro. O Banco Central Europeu deverá fazer o anúncio depois do fecho dos mercados, já esta sexta-feira, anunciou a Bloomberg citando fontes conhecedoras do processo. Contactado pela agência de notícias, o BCE preferiu não comentar. Este é o primeiro alargamento, desde 2015, do grupo de países que aderem à moeda única.

Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Mais lidas
Outras Notícias