Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quinta-feira o banco liderado por Miguel Maya reporta os seus resultados de 2020, ao passo que a EDP e a Corticeira Amorim estarão a reagir às contas divulgadas ontem depois do fecho da sessão bolsista. Já a Mota-Engil deverá fazer refletir na negociação o comunicado sobre o aumenta de capital e a REN o anúncio de que vai emitir obrigações verdes.

Negócios jng@negocios.pt 25 de Fevereiro de 2021 às 07:30
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
BCP apresenta resultados anuais

O BCP apresenta hoje, após o fecho da bolsa, os resultados de 2020. Tal como já se tem verificado com os concorrentes, os lucros do banco liderado por Miguel Maya deverão ter sido penalizados pela constituição de imparidades de crédito, para dar resposta a possíveis perdas futuras. As previsões de 10 analistas consultados pela Bloomberg apontam para lucros de 180,3 milhões de euros em 2020, contra 302 milhões obtidos em 2019 – o melhor resultado líquido em 12 anos. No conjunto dos primeiros nove meses de 2020, o BCP reportou lucros de 146,3 milhões de euros, uma queda homóloga de 46%.

Mota aumenta capital e chineses pedem que não sejam obrigados a lançar OPA

O aumento de capital que a Mota-Engil vai realizar no âmbito do acordo para a entrada dos chineses da China Communications Construction Company (CCCC) na construtora portuguesa vai ser realizado a 1,5 euros por ação, anunciou a empresa portuguesa ontem em comunicado à CMVM. Este é um valor superior à atual cotação, mas bem abaixo do valor que a quarta maior construtora do mundo pagou à família Mota para entrar na cotada portuguesa (3,06 euros por ação). No âmbito deste negócio, a CCCC solicitou a confirmação por parte da CMVM de que esta operação não impõe à empresa chinesa uma obrigação de lançamento de oferta pública de aquisição (OPA).

EDP e Corticeira reagem às contas

A EDP e a Corticeira Amorim, que reportaram ontem os seus números anuais, já depois do fecho da bolsa nacional, estarão hoje a reagir aos resultados. A elétrica registou lucros de 801 milhões de euros, um aumento de 56% face ao ano anterior, "suportado pelo crescimento da atividade de produção de energia renovável, que registou um aumento de 7% face a 2019, para os 47,3 TWh de produção eólica, hídrica e solar". A EDP mantém o dividendo de 19 cêntimos e paga 755 milhões de euros aos acionistas. Já a Corticeira fechou 2020 com lucros de 64,3 milhões de euros, menos 10,7 milhões do que no ano anterior, enquanto as vendas caíram 5,2% para 740,1 milhões. E mantém a tradição de se propor pagar um dividendo bruto de 0,185 euros por ação.

REN planeia emitir dívida verde no segundo trimestre 

A REN - Redes Energéticas Nacionais planeia emitir "green bonds" no segundo trimestre deste ano, depois de ter realizado um "non deal road show" para atrair investidores no início deste mês, coincidindo com a altura em que a empresa obteve "luz verde" para passar a realizar este tipo de operações. Gonçalo Morais Soares, CFO da empresa, disse ontem que a REN continua a aspirar ter uma estrutura"muito conservadora" para se financiar, de acordo com o comunicado citado pela Bloomberg.

Confiança na Zona Euro e Conselho Europeu em foco

O Eurostat divulga esta quinta-feira para os dados da confiança do consumidor na Zona Euro em fevereiro. Além disso, os líderes da União Europeia realizam uma cimeira virtual hoje e amanhã, onde debaterão as restrições às viagens e um plano de vacinação contra as mutações da covid-19. Por cá, o Instituto Nacional de Estatística vai divulgar os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores relativos a fevereiro. Nos EUA teremos a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana passada.

Ver comentários
Outras Notícias