Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: BCE, Novo Banco e revisão do “rating” marcam a semana

Os leilões de dívida, a revisão do “rating” português pela S&P e o arranque da nova comissão de inquérito ao Novo Banco marcam a semana. Lá fora, as atenções estarão viradas para o BCE.

Rafaela Burd Relvas rafaelarelvas@negocios.pt 07 de Março de 2021 às 19:12
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Reino Unido começa a desconfinar

Ao fim de dois meses do terceiro confinamento geral desde o início da pandemia, o Reino Unido inicia o plano de desconfinamento, com a reabertura das escolas. O momento poderá animar os mercados, já que será o primeiro passo para o regresso da atividade económica. O objetivo é levantar todas as restrições até junho

Terça-feira Eurostat confirma PIB

O Eurostat vai divulgar os dados finais relativos à evoluçã da economia europeia em 2020. A estimativa inicial aponta para que o PIB da Zona Euro tenha caído 6,8% em 2020, enquanto a economia do conjunto da União Europeia terá recuado 6,4%.

Quarta-feira IGCP vai ao mercado

O IGCP regressa ao mercado para um duplo leilão de dívida, a sete e a dez anos, através do qual pretende encaixar entre 1.000 e 1.250 milhões de euros. Na última emissão a dez anos, realizada em janeiro, o IGCP financiou-se com juros negativos pela primeira vez nesta maturidade, tirando partido da forte descida das taxas de juro das obrigações soberanas.

Quarta-feira Arranca o inquérito ao Novo Banco

A comissão de inquérito parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco arrancam esta quarta-feira. João Costa Pinto, ex-presidente do conselho de auditoria do Banco de Portugal (BdP) e autor do relatório sobre a atuação do regulador antes da resolução do Banco Espírito Santo (BES), é o primeiro a ser chamado. Ainda na quarta-feira, será ouvido Pedro Machado, ex-diretor adjunto do departamento de supervisão prudencial do BdP.

Quarta-feira Nos apresenta contas

A Nos apresenta os resultados de 2020, que deverão ter sido penalizados pela pandemia. No período de janeiro a setembro, a operadora reportou lucros de 79,1 milhões de euros, uma queda homóloga de 42,7%.

Quinta-feira BCE reúne-se

O mercado estará atento às decisões de política monetária que resultarão da reunião do Banco Central Europeu (BCE). O foco estará nas decisões relativas ao programa de compra de dívida, que poderá ser reforçado, e na atualização das previsões económicas. Na semana passada, Fabio Panetta, do conselho executivo do BCE, afirmou que a subida dos juros das dívidas soberanas "não é desejável e deve ser combatida" e salientou que o banco central "não pode hesitar em aumentar o ritmo de compras".

Sexta-feira INE publica dados das exportações

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica os mais recentes dados do comércio internacional, relativos a janeiro. No conjunto de 2020, as exportações portuguesas de bens caíram 10,2% face a 2019, enquanto as importações diminuíram 15,2%.

Sexta-feira S&P revê "rating" de Portugal

A Standard & Poor’s revê o "rating" da dívida pública portuguesa. Na última revisão, em setembro de 2020, a agência manteve o "rating" de Portugal em BBB (nível de investimento) e a perspetiva como "estável", por considerar que as ajudas europeias deverão mitigar o impacto da pandemia sobre a economia. Recentemente, a DBRS manteve o rating em BBB Alto (três níveis acima de lixo), com "outlook" estável.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado a sua semana novo banco bce rating s&p pib zona euro igcp
Outras Notícias