Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: Vice para o BCE e os ventos que sopram na economia europeia

A sua semana dia-a-dia: Vice para o BCE e os ventos que sopram na economia europeia

É uma semana cheia de indicadores e tendências na política monetária dos Estados Unidos e BCE. As bolsas chinesas voltam a negociar, dia 22, depois dos festejos do ano novo.
A sua semana dia-a-dia: Vice para o BCE e os ventos que sopram na economia europeia
Alexandra Machado 18 de fevereiro de 2018 às 18:00
Segunda-feira Votado substituto de Vítor Constâncio
No Eurogrupo, agora presidido por Mário Centeno, vai ser votado o nome para a vice-presidência do BCE, o substituto de Vítor Constâncio. Os ministros da Zona Euro têm a escolha nas suas mãos. O espanhol Luís de Guindos disputa o lugar com o irlandês Philip Lane. O Parlamento Europeu considerou o governador do banco central da Irlanda como o candidato "mais convincente". Na reunião do Eurogrupo também estará em cima da mesa o ponto de situação da Grécia e o aprofundamento da União Monetária.

Segunda-feira As tendências da economia portuguesa

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga a síntese económica de conjuntura referente a Janeiro, que fornece tendências para a evolução da economia, como as tendências ao nível da procura, produção, rendimentos e preços. E é divulgado, ainda, o índice de preços na produção industrial.

Segunda-feira Estados Unidos 
sem negociação
As bolsas dos Estados Unidos da América estão esta segunda-feira encerradas. Comemora-se o aniversário do primeiro presidente do país, George Washington. Nasceu a 22 de Fevereiro, mas as bolsas assinalam a efeméride na segunda.

Terça-feira Resultados da Galp 
e estratégia futura
A Galp Energia apresenta os resultados do ano 2017. O CaixaBI antecipa um crescimento dos lucros anuais de 25%, para 608 milhões de euros e de 55,8% no quarto trimestre para 188 milhões de euros. A empresa já divulgou os dados preliminares de vendas e produção, tendo atingido pela primeira vez uma marca de 100 mil barris de produção por dia. A Galp divulga também aos investidores o seu plano estratégico para os próximos anos. O BPI já antecipou que a empresa liderada por Carlos Gomes da Silva poderá até anunciar uma melhoria na política de dividendos.

Quarta-feira Actas da última reunião de Yellen na FED

Vai ser um dia cheio para a política monetária. Serão reveladas as actas da reunião da Reserva Federal (Fed) dos dias 30 e 31 de Janeiro, a última presidida por Janet Yellen. Neste dia, também o governador do banco de Inglaterra, Mark Carney, vai ser ouvido no Parlamento britânico sobre decisões da política monetária e inflação. No dia em que são conhecidos os dados de emprego no Reino Unido e a produção industrial na Zona Euro.

Quinta-feira Reino Unido confirma PIB
A segunda leitura dos números do crescimento económico do Reino Unido referente ao quarto trimestre será revelada. Deverá ser confirmado o crescimento de 0,5% no quarto trimestre, mas há expectativa para ver se há surpresas no contributo das várias componentes, quando se aceleram as negociações para o Brexit.

Quinta-feira China regressa  da festa de ano novo

O mercado chinês esteve fechado pelas comemorações do ano novo chinês. Iniciou-se o ano do cão. As bolsas fecharam e reabrem a 22.

Quinta-feira
BCE divulga actas
As actas da última reunião do conselho de governadores do BCE serão divulgadas. O mercado espera para ver se trazem luzes sobre o programa de compra de activos do banco central. 

Sexta-feira PIB da Alemanha e inflação na Zona Euro

A fechar a semana será confirmada a evolução da economia alemã. É conhecida a segunda leitura do PIB da Alemanha do quarto trimestre, que aponta para um crescimento de 0,6% face ao trimestre anterior. O Eurostat revela os números finais da inflação na Zona Euro de Janeiro. Na primeira leitura, a taxa revelou uma subida de e 1,3%. 



pub