pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Acordos dos EUA com UE e China e 3 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

O dia vai ser marcado pela reação aos acordos comerciais dos EUA, tanto com a Europa como com a China. Por cá, segue a época de resultados, desta vez com os CTT a apresentarem as contas do primeiro semestre.

newsletter cinco coisas 5coisas
newsletter cinco coisas 5coisas
28 de Julho de 2025 às 06:45
Reação ao acordo comercial EUA-UE

Depois de muito suspense, os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram os resultados de uma negociação de várias semanas:. A UE concordou ainda em comprar 750 mil milhões de dólares em energia aos EUA, comprometeu-se a investir 600 mil milhões de dólares no mercado norte-americano e a comprar "grandes quantidades" de equipamento militar. Esta segunda-feira os mercados reagem pela primeira vez a este anúncio oficial, apesar de o valor das tarifas ter vindo a ser avançado nos últimos dias.

EUA e China voltam à mesa das negociações

Os Estados Unidos e China realizam esta segunda e terça-feira , após encontros anteriores em Genebra e Londres e a duas semanas de entrarem em vigor as novas tarifas norte-americanas. É que apesar de Washington ter fixado 1 de agosto como data limite para chegar a acordos com a generalidade dos países, alargou o prazo até 12 de agosto para Pequim - os EUA acreditam ser possível uma extensão da pausa nas tarifas. A administração Trump diz que em cima da mesa poderão estar outros assuntos, além das taxas aduaneiras.

CTT reportam contas do primeiro semestre

Os CTT apresentam os resultados dos primeiros seis meses do ano. Entre janeiro e março, a empresa postal registou lucros de 5,5 milhões de euros, uma quebra de 25,9% em relação ao período homólogo. O resultado foi pressionado pelo efeito base das eleições que aconteceram a 10 de março de 2024 (que deram algum fôlego às contas dos correios nacionais há um ano) e que este ano aconteceram no segundo trimestre.       

Turismo e avaliação bancária das casas

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o inquérito à avaliação bancária na habitação referente a junho, bem como os números da procura turística dos residentes no primeiro trimestre.

Confiança do consumidor em Espanha

Há também números a ter em conta no resto da Europa. De Espanha teremos os dados relativos à confiança do consumidor em junho. Já França vai ao mercado da dívida com Bilhetes do Tesouro a três, seis e doze meses.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio