BESI coloca Douro Azul em Bolsa no primeiro semestre
A DouroAzul anunciou hoje que será o Banco Espírito Santo de Investimento o banco responsável pela colocação da empresa de turismo na bolsa portuguesa, uma operação que a empresa estima estar concretizada no primeiro semestre deste ano.
O BESI vai organizar e montar a operação de dispersão de capital da empresa, ficando a consultoria jurídica a cargo do escritório de advogados Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados e a consultadoria para a área da comunicação com a JLM&Associados.
“A DouroAzul pretende ser admitida à cotação na Euronext Lisbon, tendo já constituído a equipa que vai montar a operação de dispersão de capital em Bolsa que se prevê possa acontecer ainda no primeiro semestre de 2010”, disse Mário Ferreira, CEO da DouroAzul, citado em comunicado.
A empresa promotora de passeios turísticos fluviais salienta que este IPO será o primeiro em Portugal no espaço de dois anos e representa a estreia de uma empresa do sector do turismo no mercado oficial da Euronext Lisbon.
A dispersão de capital em bolsa será realizada através de um aumento de capital, “que servirá para financiar e sustentar a estratégia de crescimento e internacionalização da DouroAzul, designadamente o reforço da operação no Douro e um projecto de cruzeiros fluviais no Amazonas, entre Manaus (Brasil) e Iquitos (Perú)”.
A DouroAzul vai proceder este ano à encomenda do primeiro de três navio-hotel para o projecto da Amazónia, que estará operacional quando ocorrer no Brasil o Mundial de futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016.
Quanto à actividade em Portugal, a empresa lembra que assinou, na semana passada, um contrato com a Navalria, do Grupo Martifer, para a construção de um navio-hotel com 65 quartos duplos que vai entrar em operação em 2011 (ver foto), tendo ainda planos para avançar para a aquisição de duas novas embarcações hoteleiras similares
Mais lidas