Euro recua de máximos de 21 de Maio
O euro está a recuar de máximos depois de um banco russo ter anunciado o incumprimento de dívida denominada em euros e antes de dados económicos alemães.
O euro desce 0,29% para 1,2589 dólares, depois de ter ontem negociado nos 1,2634 dólares fixando um novo máximo de 21 de Maio. A divisa europeia desceu face a 12 das 16 moedas com que mais negoceia, depois de o Banco Industrial Internacional ter dito que vai reagendar o pagamento de obrigações no valor de 200 milhões de euros, que atingiam ontem a maturidade.
Dada a notícia do banco russo, “o euro vai demorar a recuperar totalmente a confiança dos investidores”, disse o estratega-chefe do T&D Asset Management, Yuichi Onsen à Boomberg. “Os problemas da dívida soberana nos países da Zona Euro não demonstraram um sinal claro de resolução”, disse.
O banco russo anunciou ontem por e-mail que está a considerar um “prolongamento limitado” da maturidade das obrigações e que tenciona encontrar-se com investidores no dia 21 de Julho. As obrigações negociavam a 51,25 cêntimos por cada euro de valor nominal no dia 30 de Junho, segundo a Bloomberg.

As encomendas alemãs à indústria deverão ter crescido 0,3% em Maio, depois de no mês anterior ter crescido 2,8%, segundo as estimativas dos economistas inquiridos pela Bloomberg. Os dados serão divulgados hoje pelo Ministério da Economia alemão.
“Existe aversão ao risco, com uma série de dados a indicarem um impasse na recuperação global e perspectivas de que os mercados continuem instáveis”, disse o operador de mercado cambial do Shinkin Central Bank, Shinichi Hayashi à Bloomberg.
Mais lidas