Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Os cinco elementos de segurança da nova nota de 20 euros

A nova nota de 20 euros da série Europa entra em circulação esta quarta-feira, 25 de Novembro. Conheça os elementos que permitem verificar a sua autenticidade e dificultar a contrafacção.

A carregar o vídeo ...
Vera Ramalhete veraramalhete@negocios.pt 24 de Novembro de 2015 às 15:10
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

As notas da série Europa têm elementos adicionais de segurança, para dificultar a contrafacção. A nova nota de 20 euros, que começará a circular esta quarta-feira, 25 de Novembro, tem um elemento adicional, face às notas de 5 e 10 euros já em circulação: uma janela em que surge o retrato da figura mitológica Europa ao inclinar a nota ou colocar na luz. Conheça os cinco elementos da nova nota, identificados na imagem. 

1. Relevo

As notas da série Europa têm uma impressão com linhas em relevo, nos cantos laterais esquerdo e direito, identificável com o toque. Ao tocar é possível sentir também o relevo no pórtico e na denominação do valor da nota, neste caso de 20 euros.

2. Marca de água com retrato

A nova nota tem uma marca de água, em que aparece a imagem da Europa, um retrato retirado de um vaso com mais de dois mil anos, encontrado no sul de Itália, que está agora em exposição no Museu do Louvre, em Paris. Esta imagem surge no frente e verso da nota, quando colocado em contra-luz.

 

3. Número esmeralda

O valor da nota está impresso num número em verde-esmeralda, que produz um efeito luminoso, com uma graduação da cor, quando a nota é colocada em contraluz ou inclinada.

 

4. Holograma com retrato

Tal como as notas de cinco e dez euros da série Europa, a nova nota tem um holograma com o retrato da Europa, no canto lateral direito da nota, visível ao inclinar a nota.

5. Janela com retrato

A nova nota de 20 euros tem um elemento adicional de segurança. É possível ver o retrato da Europa na janela que está na banda do holograma, ao inclinar e observar à luz. Esta característica nova, relativamente às notas de cinco e dez euros, é visível também no verso. Quando inclinada, a janela alterna entre o valor da nota (20 euros) e o retrato da Europa.

Ver comentários
Saber mais 20 euros nova nota BCE Banco de Portugal euro zona euro contrafacção
Outras Notícias