Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Nova nota de 20 euros irá circular em simultâneo com série anterior

A nova nota de 20 euros que entra em circulação esta quarta-feira irá coexistir com a série anterior, não sendo necessário efectuar trocas, realça Amaral Tomaz. Com características inovadoras, procura dificultar a contrafacção.

A carregar o vídeo ...
Vera Ramalhete veraramalhete@negocios.pt 24 de Novembro de 2015 às 18:29
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

A nova nota de 20 euros da série Europa entra esta quarta-feira, 25 de Novembro, em circulação e irá coexistir com a nota da série anterior. As notas irão "circular em simultâneo" e "os portugueses não terão de trocar quaisquer notas", garantiu João Amaral Tomaz, na apresentação da nova nota, esta terça-feira, 24 de Novembro, no Banco de Portugal, um dia antes da entrada em circulação. "A nota da primeira série continuará em circulação e poderá continuar a ser utilizada para efectuar pagamentos, sem quaisquer restrições", salientou o administrador do Banco de Portugal.

Além disso, a nota manterá "sempre o valor", disse Amaral Tomaz. Isto significa que quando a nota da série anterior for retirada de circulação – "numa data ainda não definida, mas que será anunciada com antecedência" – esta poderá sempre ser trocada no Banco de Portugal, ao contrário do que acontece com os escudos, explicou o administrador.

Apesar de não ser necessário, quem deseje trocar as notas deve dirigir-se a um banco ou uma dependência do Banco de Portugal, sublinhou Amaral Tomaz. Para evitar burlas com a entrada em circulação da nova nota, a GNR está a promover uma campanha de sensibilização directa junto da população, distribuindo 10 mil folhetos. O objectivo é alertar a população, particularmente mais idosa, que não é necessário trocar a nota e que ninguém está mandatado para o fazer em nome do Banco de Portugal, explicando ainda as características inovadoras da nova nota.

O objectivo da série Europa é dificultar a contrafacção, através de novos elementos de segurança. A nova nota de 20 euros, que é o valor mais apreendido em notas contrafeitas, tem um elemento inovador, relativamente às notas de cinco e dez euros da série Europa: uma janela com o retrato da figura mitológica Europa, que surge quando inclinada a nota ou colocada na luz. 

Ver comentários
Saber mais 20 euros nova nota BCE Banco de Portugal euro zona euro contrafacção João Amaral Tomaz
Outras Notícias