Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Conheça 10 números sobre a nova nota de 20 euros

A nova nota de 20 euros entra em circulação esta quarta-feira, 25 de Novembro, coexistindo com a nota da série anterior. Veja 10 números sobre a nova nota da série Europa.

Bruno Simão/Negócios
Vera Ramalhete veraramalhete@negocios.pt 24 de Novembro de 2015 às 13:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A nova nota de 20 euros da série Europa entra em circulação esta quarta-feira, 25 de Novembro, com novos elementos de segurança, que procuram dificultar a contrafacção. No caso da nova nota de 20 euros, que é a mais utilizada e a mais falsificada em Portugal, há um elemento inovador relativamente às denominações de 5 e 10 euros. Conheça alguns números sobre a nova nota.

9576mm- Dimensões iguais

A nova nota de 20 euros da série Europa tem uma imagem diferente, mas as dimensões são iguais. As notas têm 133 milímetros de comprimento e 72 milímetros de altura, com uma área de 9576 milímetros quadrados. O azul e o estilo arquitectónico também são elementos comuns das duas séries. Ambas as notas estarão em circulação simultaneamente, durante um período ainda indefinido, não sendo por isso necessário trocar pela nova série. Apesar de não ser necessário fazê-lo, quem deseje trocar as notas deve dirigir-se a um banco ou ao Banco de Portugal. "Ninguém está mandatado para recolher notas em nome do Banco de Portugal ou de qualquer instituição bancária", alerta o banco central.

5 – Novos elementos de segurança

As novas notas têm cinco elementos de segurança para combater a contrafacção: a impressão em relevo, a marca de água com retrato, o holograma com retrato, o número esmeralda e a janela com retrato. Esta janela com o retrato da Europa, a figura mitológica grega, é um elemento exclusivo da nota de 20 euros, visível na frente e verso da nota, quando inclinada e observada em contraluz.
 

73% - Identificação difícil

Não é fácil identificar imediatamente os novos elementos de segurança. Num estudo sobre a nova nota, conduzido pelo Banco Central Europeu, em Março, 73% dos inquiridos não conseguiram localizar, numa primeira tentativa, nenhum dos elementos de segurança novos. Os idosos e pessoas com baixo nível de escolaridade foram os que demonstraram maior dificuldade na verificação dos elementos de segurança, acrescenta o relatório, citado pelo boletim de Notas e Moedas do Banco de Portugal.

39% - Menos de metade dos europeus conheciam a nova nota

Os europeus consideram-se bem informados sobre as notas do euro. 75% da população residente na Zona Euro respondeu que considera estar bem informada sobre as notas de euro, no inquérito conduzido pelo BCE, no início de Março. Contudo, destes, apenas 39% dos inquiridos tinham ouvido ou lido alguma informação sobre a nova nota de 20 euros, revela o estudo.

58% - A nota mais falsificada em Portugal

A nota de 20 euros representou mais de metade das notas contrafeitas apreendidas em Portugal no segundo semestre. Foram 2376 notas de 20 euros apreendidas de um total de 4096 notas. Este valor representa menos de 1% das 454 mil notas contrafeitas apreendidas globalmente. No total do Eurosistema, a percentagem de notas de 20 euros é ligeiramente mais baixa: 54,7%.  

67% - Maioria dos portugueses não verifica autenticidade 

Cerca de metade dos cidadãos entrevistados pelo Banco de Portugal num inquérito sobre a utilização de numerário em Portugal admitiu não verificar a autenticidade das notas. A percentagem sobe para 67% quando as notas são levantadas num balcão do banco ou multibanco. Para quem verifica, o toque do papel é o elemento mais significativo, seguido da marca de água.

17,9% – A segunda nota mais utilizada no Euro

Há 3,2 mil milhões de notas de 20 euros em circulação no Eurosistema, que representam 17,9% do total em circulação. É a segunda nota mais comum na Zona Euro, depois da nota de 50 euros. Em Portugal é a mais utilizada, seguida das notas de 10 e cinco euros.

53% - A nota mais levantada no multibanco

A nota de 20 euros é a mais utilizada em Portugal, representando cerca de 53% das notas levantadas no multibanco. Mais de 50% dos portugueses estão satisfeitos com as notas que levantam no multibanco, mas os mais jovens gostariam que as ATM dispensassem mais notas de cinco euros, que representam apenas 4% dos levantamentos, revela um inquérito do Banco de Portugal. 

44 - Milhões de notas impressas em Portugal

Já foram impressas 4,3 mil milhões de notas de 20 euros da série Europa. Em Portugal foram impressas 44 milhões de notas, na fábrica da Valora, detida pelo Banco de Portugal. Cada nota tem um código inscrito, que indica a sua origem: as que começam com a letra "M" foram produzidas na Valora. No total, há 16 fábricas de notas de euro na Europa, apenas seis são propriedade dos bancos centrais.

2,8 - Comerciantes preparam introdução da nova nota

Nos nove meses decorridos entre a apresentação da nova de 20 euros, em Fevereiro, por Mario Draghi, presidente do BCE, os estabelecimentos de comércio e proprietários de máquinas de pagamentos automáticos receberam formação para lidar com a nova nota. O BCE e os bancos centrais estão a enviar 2,8 milhões de folhetos informativos para comerciantes na Zona Euro, com informações sobre como verificar a autenticidade da nova nota. 

Ver comentários
Saber mais 20 euros nova nota BCE Banco de Portugal euro zona euro contrafacção
Outras Notícias