pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Polémica operação de Powell faz Fed proibir altos cargos de comprar e vender ações

A Reserva Federal norte-americana vai limitar a participação de funcionários séniores da instituição em mercados de capitais, depois de se saber que o presidente terá vendido cinco milhões de dólares em títulos, antes da queda de Wall Street no ano passado.

Jerome Powell, Fed
Jerome Powell, Fed EPA
21 de Outubro de 2021 às 19:38

"Casa roubada, trancas à porta". A Reserva Federal (Fed) norte-americana decidiu apertar as regras das negociações em mercados de capitais por funcionários séniores, depois de se ter tornado público que o presidente da instituição, Jerome Powell, terá vendido ações avaliadas em cinco milhões de dólares, que detinha a nível pessoal, em outubro do ano passado, antes do sell-off em Wall Street.

As novas regras, anunciadas esta quinta-feira, proibirão a compra de títulos individuais, restringirão a negociação ativa e obrigarão a relatórios e divulgações públicas mais frequentes, indica a Fed. Com a nova política da instituição, os altos funcionários apenas poderão comprar veículos de investimento diversificados, como fundos mútuos, proibindo-os de investir em ações, títulos individuais e de agências ou derivados.

"Estas novas regras apertadas elevam o nível de exigência, para garantir ao público que os nossos funcionários estão apenas focados na missão pública da Reserva Federal", adiantou Jerome Powell, num comunicado na página da instituição.

A partir dos próximos meses, a equipa sénior da Fed terá que emitir um pré-aviso de 45 dias para compras e vendas de títulos, obter aprovação prévia e manter os investimentos por pelo menos um ano. Para além disso, nenhuma movimentação será permitida durante períodos de maior stress no mercado financeiro.

Jerome Powell terá vendido entre um e cinco milhões de dólares em ações do Vanguard Total Stock Market Index Fund a 1 de outubro de 2020. Nesse mês, o índice Dow Jones viria a tombar 6%, no pior desempenho mensal desde o início da pandemia. Além deste negócio, houve outras vendas sem datas específicas.

O Wall Street Journal adiantou que fonte da Fed teria indicado que a transação financeira era compatível com as regras do banco central e que tinha sido aprovada pelo gabinete público de ética. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio