Investimentos, crédito e benefícios fiscais. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.
- Partilhar artigo
- ...
Investimentos
| Eduardo Gomes
Na vossa rubrica Consultório – as suas finanças do passado dia 1 de março, a uma pergunta de um leitor, que tem uma conta na DeGiro, que vos questionava como declarar as mais e menos valias de ações portuguesas e ETF's estrangeiros, a vossa resposta foi que seria no Anexo G. Tendo em conta que a DeGiro é uma entidade com sede na Holanda a declaração das mais e menos valias não deveria ser feita no Anexo J, rendimentos obtidos no estrangeiro, apesar das ações serem portuguesas?
Neste caso, o anexo a preencher, mesmo tratando-se de uma plataforma com sede na Holanda, é o G, sendo indiferente se está a investir em ativos portugueses ou estrangeiros.
Crédito
| Anónimo
Estou a pensar comprar casa, mas ainda estou à procura. Por onde devo começar? Faz sentido contactar primeiro os bancos para perceber qual é a melhor opção e qual o valor de financiamento a que poderei ter acesso? Vi também que há partidos com propostas sobre crédito. Devo esperar para ver se são aplicadas?
É importante que tenha noção qual o valor da casa que poderá comprar, antes de procurar, para que possa fazer uma pesquisa mais realista. É preciso ter em consideração que os bancos só podem financiar o imóvel até 90%, o que significa que terá de ter 10% do valor da casa em capitais próprios. Terá de ter ainda um montante que lhe permita pagar os impostos, como o IMT e o imposto do selo, cujo montante dependerá do valor do imóvel. Além disso, é preciso ter em consideração que o financiamento a que terá acesso dependerá de fatores como a idade e os seus rendimentos, isto devido ao prazo máximo de empréstimo e à sua taxa de esforço.
Assim, será importante procurar informação antes de avançar. O que pode fazer junto dos bancos ou de um intermediário de crédito.
Quanto às propostas dos partidos, uma vez que ainda está à procura do imóvel, poderá começar a analisar o mercado para perceber que casa poderá comprar e esperar para perceber quais as medidas que serão implementadas.
Benefícios fiscais
| Anónimo
Tenho um filho ao qual deverá ser imputado um grau de incapacidade superior a 60%. Tenho direito a alguns benefícios fiscais?
Se ao seu dependente for atribuída uma incapacidade superior a 60% vai descontar menos do seu salário mensal, uma vez que há direito a uma parcela a abater superior. Esta é uma das medidas cujo impacto poderá calcular com base no Simulador de Salário Líquido do Doutor Finanças.
Terá ainda acesso a deduções fiscais mais abrangentes. Em causa estão questões como a dedução de 30% das despesas com educação e reabilitação ou 25% dos prémios de seguros de vida.
As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.
A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.
Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.
Mais lidas