Bolsa, certificados e ações. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
O Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as dúvidas colocadas pelos leitores em matéria de finanças pessoais. Todas as sextas-feiras, na edição impressa e aos sábados, no online, encontrará respostas às suas perguntas.
- Partilhar artigo
- ...
Bolsa
| Joana
O meu marido é, desde o início do ano, bolseiro da FCT. Dado que as bolsas estão isentas de IRS, devemos verificar uma descida acentuada no reembolso do próximo ano? Faz sentido passarmos a entregar o IRS em separado?
Não havendo rendimentos tributados em sede de IRS, não haverá lugar a qualquer reembolso de IRS. Não é claro se é mais benéfico entregar a declaração em conjunto ou separado, porque depende de várias questões. Contudo, podem simular as vezes que quiserem antes de entregarem a declaração de IRS. Nesse momento perceberão o que é mais vantajoso fiscalmente para a situação em causa.
Certificados
| Ana Pedro
As novas regras dos certificados aplicam-se retroativamente, ou seja, a quem já tem certificados comprados?
As alterações anunciadas vão ter impacto, sobretudo, nas séries mais antigas (A e B), cujos títulos vão ser convertidos para formato digital. Nas séries mais recentes, as grandes alterações estão relacionadas com o montante máximo de investimento permitido, que passou a ser de 350 mil euros. Além disso, alteraram o prazo máximo de prescrição. Estas questão vão ter impacto nos certificados já comprados. As restantes questões que ficaram salvaguardas na legislação, nomeadamente emissões sem capitalização de juros e resgates antecipados, devem ser aplicados apenas em emissões futuras.
Ações
| Anónimo
Para quem quer começar a investir em ações, é melhor fazê-lo através do banco ou de apps? O que tem de ter em consideração?
Não há uma resposta certa nem errada. Depende de cada pessoa e do tipo de investimentos que faz. Antes de avançar com um investimento deve tentar perceber que tipo de soluções fazem sentido para a sua estratégia e avaliar quais os custos associados a cada um dos veículos. Pode, inclusivamente, ter investimentos através do banco com que trabalha e ter outros investimentos através de outra plataforma.
Em termos de custos, tem de avaliar que comissões são cobradas pelos diferentes agentes, sendo que podem ser cobradas diferentes comissões em diferentes momentos. Pode haver comissões de negociação, de gestão de conta, de custódia, entre outras. Deve consultar os preçários das entidades com que trabalha para confirmar que tipo de custos pode ter de suportar.
As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.
A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.
Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.
Mais lidas