Investidor Privado A sua semana dia-a-dia: BCE, Fórum de Davos e indicadores agitam semana

A sua semana dia-a-dia: BCE, Fórum de Davos e indicadores agitam semana

A semana será marcada pela primeira reunião de política monetária do BCE, em 2019, e pelo Fórum Económico Mundial de Davos, que reúne os principais líderes mundiais, na Suíça.
A sua semana dia-a-dia: BCE, Fórum de Davos e indicadores agitam semana
Patrícia Abreu 20 de janeiro de 2019 às 18:00
Segunda-feira Theresa May apresenta alternativa para o Brexit
O tema do Brexit volta a estar na agenda internacional, esta semana. Depois de ver rejeitado pelos deputados o seu acordo com a União Europeia, a primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, volta ao parlamento britânico para apresentar aos deputados uma proposta alternativa para o Brexit. A solução alternativa para a saída do Reino Unido da União Europeia será depois votada no final deste mês.

Segunda-feira Evolução da economia chinesa no quarto trimestre

A China reporta esta segunda-feira os números do produto interno bruto (PIB) relativos ao quarto trimestre de 2018. Serão ainda divulgados os dados relativos à produção industrial e às vendas a retalho no mesmo período. Estes números surgem depois da China ter revisto em baixa o ritmo de crescimento do PIB, em 2017, para 6,8%, em vez dos cálculos iniciais de 6,9%.

Terça-feira Fórum de Davos reúne líderes mundiais

Tal como é habitual, uma vez por ano, os principais líderes mundiais reúnem-se no Fórum Económico Mundial, em Davos. O encontro, que este ano não contará com a presença do presidente dos EUA, Donald Trump, devido ao "shutdown", deverá debater vários temas relevantes para a economia mundial.

Terça-feira UBS apresenta resultados do trimestr

Depois dos maiores bancos norte-americanos já terem apresentado as contas de 2018, é a vez dos seus pares europeus fazerem o mesmo. A volatilidade vivida pelos mercados financeiros tem afetado as receitas de negociação das entidades. No entanto, a recuperação da economia tem suportado um crescimento do crédito, pelo que as contas do setor têm sido, até agora, mistos. 


Quarta-feira Confiança dos consumidores na Zona Euro


A semana será marcada pela divulgação de vários indicadores económicos relevantes. A meio da semana, será conhecida a evolução da confiança dos consumidores na Zona Euro, em Janeiro. Segundo as previsões da Bloomberg, o indicador deverá ter baixado de -6,2 para -6,5 pontos.

Quinta-feira Primeira reunião do BCE em 2019


O Banco Central Europeu (BCE) realiza esta quinta-feira a sua primeira reunião em 2019. Os investidores aguardam novos pormenores sobre o programa de reinvestimentos do banco central, depois da entidade liderada por Mario Draghi ter terminado o seu programa de compra de ativos no final de 2018. A instituição poderá começar a deixar pistas sobre quando poderá realizar a primeira subida de juros. Os relatos divulgados a semana passada mostram que o mais provável é que esta mexida ocorra mais perto do fim do ano.

Sexta-feira Agências avaliam "rating" da dívida da Alemanha
Duas grandes agências de "rating", a Fitch e a Moody's, têm agendada uma eventual revisão do nível de risco da dívida alemã. No mesmo dia em que estas entidades se podem pronunciar sobre o país serão reportados indicadores de confiança no país. O índice de confiança empresarial do Ifo deverá ter desacelerado, em Janeiro.



pub

Marketing Automation certified by E-GOI