Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: Rating, inflação e resultados das grandes da energia

A pandemia e a evolução da inflação nos EUA são temas em destaque, numa semana em que a Fitch se pode pronunciar sobre o país . A “earning season” tem como protagonistas as cotadas da energia.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 09 de Maio de 2021 às 17:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
Segunda-feira Desconfinamento, vacinas e patentes

O Executivo de Boris Johnson anuncia os próximos passos no desconfinamento britânico, avaliando se o país pode continuar a aliviar restrições, como a permissão de viagens ao estrangeiro sem limites. Já na União Europeia, começa a testar-se o certificado de vacinação contra a covid-19, num momento em que o tema do dia é o fim das patentes de vacinas. A discussão lançada na semana passada pelo presidente dos EUA, Joe Biden, deverá continuar a condicionar a negociação das farmacêuticas.

Segunda-feira Arranca aumento de capital da Mota-Engil

O aumento de capital da Mota-Engil, que vai permitir a entrada no capital da China Communications Construction Co., Ltd. (CCCC) arranca esta segunda e decorre até dia 25 de maio. O aumento de capital é reservado a acionistas existentes no montante de até 150 milhões de euros. As novas ações terão um preço de subscrição de 1,50 euros.

Terça-feira Banco de Inglaterra discute fim da Libor

O governador do Banco de Inglaterra, Andrew Bailey, preside a uma discussão sobre o "último capítulo da Libor", preparando a descontinuação desta taxa. Ainda na terça-feira, vários membros da Reserva Federal dos EUA participam em diferentes eventos, onde deverão dar pistas sobre a política de estímulos do banco central.

Terça-feira Relatório mensal da OPEP

A Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) divulga o seu relatório mensal do mercado petrolífero, com novas previsões para a evolução da procura e da produção.

Quarta-feira Grandes da energia arrancam reporte do trimestre na bolsa

São várias as cotadas da bolsa portuguesa que mostram aos investidores a evolução da sua atividade no primeiro trimestre do ano. A EDP Renováveis presta contas na quarta, seguindo-se a casa-mãe no dia seguinte e a REN, Glintt e Merlin, na sexta.

Quarta-feira Evolução da taxa de inflação nos EUA

Num momento em que os receios de uma subida da inflação continua a gerar preocupação, ficam a conhecer-se os números de abril. A expectativa é que o índice de preços no consumido nos Estados Unidos mantenha a tendência de subida.

Quarta-feira IGCP regressa às emissões de dívida

O instituto que gere a dívida pública portuguesa realiza um duplo leilão de dívida de longo prazo. O IGCP vai colocar títulos com maturidade em 17 de outubro de 2031 e 12 de outubro de 2035, procurando colocar um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros.

Quinta-feira Taxas de juro e contas do trimestre em foco

Esta quinta-feira será marcada pela decisão sobre as taxas de juro em vários países. México, Chile e Peru deverão manter a sua taxa diretora em mínimos ou próximas de mínimos. No mesmo dia em que estes bancos centrais divulgam as suas decisões, o governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, Andre Bailey, do Reino Unido, e o presidente da Fed de S. Louis, James Bullard, marcam presença em eventos.

Sexta-feira Fitch faz avaliação do "rating" de Portugal

A Fitch tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de "rating" para Portugal. A agência de notação financeira mantém uma notação de "BBB" com uma perspetiva estável para o país. A DBRS foi a primeira agência a pronunciar-se sobre o "rating" este ano, tendo mantido a sua avaliação em BBB Alto.

Ver comentários
Saber mais Investidor Privado A sua semana dia a dia economia bancos centrais desconfinamento inflação resultados
Outras Notícias