pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

O que define o preço e a rendibilidade das obrigações?

A "yield" corresponde à rendibilidade do valor do cupão pago até à maturidade da obrigação. As rendibilidades são mais altas quando os preços das obrigações estão mais baixos, dado que o preço evolui no sentido contrário à rendibilidade.

13 de Março de 2009 às 10:01

A "yield" corresponde à rendibilidade do valor do cupão pago até à maturidade da obrigação. As rendibilidades são mais altas quando os preços das obrigações estão mais baixos, dado que o preço evolui no sentido contrário à rendibilidade. Esta tendência oposta justifica-se com o facto de quanto menos se pagar por uma obrigação, maior será o ganho desse investimento.

Por exemplo, se comprar uma obrigação cujo preço tenha caído para 90, mas foi emitida a 100, tem uma rendibilidade maior, uma vez que na maturidade do título vai receber 100, além dos cupões. Os preços das obrigações são influenciados por dois factores: perspectivas de inflação e taxas de juro. Tradicionalmente, quando a inflação está alta, as taxas de juro têm tendência a subir. Para os investidores, a descida dos juros é uma boa notícia, pois representa rendimentos mais altos, já que há maior procura por obrigações, que remuneram melhor do que activos de ainda menor risco como os depósitos. Inversamente, quando os juros estão mais altos os investidores preferem os depósitos. Além disso, a inflação e os juros tendem a traçar uma linha ascendente em momentos de recuperação económica e os investidores têm outras oportunidades de investimento mais rentáveis, como as acções.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio