O petróleo disparou. E os combustíveis vão subir?
Quando o petróleo sobe, os combustíveis sobem. É essa, regra geral, a tendência que se verifica. E o comportamento que as cotações tiveram esta semana nos mercados vai provar isso no arranque da próxima semana, quando os automobilistas forem aos postos para abastecerem os depósitos. É que os preços não vão subir.
PUB
O Brent, em Londres, já tinha superado a fasquia dos 40 dólares, mas esta semana acentuou a tendência chegando mesmo aos 42 dólares. Mais expressiva foi a subida do West Texas Intermediate (WTI), em Nova Iorque, que após várias sessões de fortes ganhos superou a marca dos 40 dólares.
Tanto de um lado como do outro do Atlântico os preços registaram subidas de mais de 3,5%, mas as cotações da gasolina e do gasóleo não seguiram a tendência. O preço médio semanal da tonelada métrica de ambos caiu mais de 1% em dólares, sendo que na moeda europeia – apesar da alta do euro – a descida foi menos acentuada.
PUB
Esta evolução contrária à das cotações do petróleo vai levar a que na próxima semana os preços da gasolina não sofram qualquer alteração, mantendo-se o preço médio em torno dos actuais 1,321 euros, segundo a DGEG. E no caso do diesel, o combustível mais utilizado em Portugal, até haverá uma descida. Será de apenas meio cêntimo, mas permite alguma poupança.
O preço médio do diesel simples deverá cair dos 1,082 euros para 1,077 euros, podendo aumentar o número de postos que vendem o gasóleo abaixo de um euro – há, actualmente, dois do Intermarché que vendem a 0,999 euros. Ainda assim, continuará bem mais caro do que em Espanha.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais combustíveis gasolina gasóleo mercado cotações petróleo simples "premium" normais preçosMais lidas
O Negócios recomenda