pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Abertura dos mercados: China penaliza bolsas europeias e petróleo regressa às quedas

As bolsas europeias negoceiam em terreno negativo após ser conhecido que as exportações chinesas registaram a maior queda em quase sete anos. O preço do petróleo regressou às quedas mas permanece acima dos 40 dólares em Londres.

bolsas mercados Europa DAX
bolsas mercados Europa DAX Bloomberg
08 de Março de 2016 às 08:32

Os mercados em números

PSI-20 cai 0,66% para 4.896,64 pontos

Stoxx 600 perde 1,02% para 337,45 pontos

Nikkei desvalorizou 0,76% para 16.783,15 pontos

Juros da dívida portuguesa a 10 anos recuam 2,9 pontos base para 3,108%

Euro ganha 0,09% para 1,1024 dólares

Petróleo perde 1,30% para 40,31 dólares por barril

China penaliza Europa

Os mercados europeus iniciaram a sessão em terreno negativo após ser conhecido que as exportações chinesas registaram a maior queda desde Maio de 2009.

A venda de bens ao exterior recuou 25,4% (em dólares), em Fevereiro, face ao mesmo mês do ano anterior. As vendas para todos os principais parceiros comerciais caíram, afundando mais de 20% no caso dos Estados Unidos, Brasil, Canadá, Alemanha, França, Hong Kong e Japão. Já as importações desceram 13,8%. Foi o 16º mês consecutivo de quedas.

A maioria das bolsas do Velho Continente perde assim mais de 1%. Lisboa está entre as excepções ao recuar "apenas" 0,66%. 

Juros da dívida em queda ligeira

Os juros da dívida portuguesa seguem em queda ligeira em todos os prazos na véspera de o IGCP realizar o primeiro leilão de dívida de longo prazo do ano.

A yield da dívida a 10 anos recua 2,9 pontos para 3,108%.   

Euro aguarda reunião do BCE

A moeda única permanece pouco alterada face à divisa dos Estados Unidos a dois dias do encontro do Banco Central Europeu.

O mercado aguarda que Mario Draghi anuncie novas medidas de estímulo económico. Os analistas do ABN Amro, citados pela agência Bloomberg, esperam um pacote agressivo de novas medidas e defendem que isso irá pressionar o euro, antecipando que a moeda única desça para 1,05 dólares.

A moeda única segue nesta altura a negociar nos 1,1027 dólares.

Brent cai mais de 1%

O preço do barril de Brent segue a perder mais de 1% no mercado londrino. A matéria-prima permanece, ainda assim, a negociar acima dos 40 dólares – barreira superada ontem pela primeira vez desde Dezembro do ano passado.

Nos Estados Unidos, o West Texas Intermediate também perde mais de 1% para negociar nos 37,48 dólares na véspera de serem conhecidas as reservas de crude do mercado norte-americano.

As previsões dos analistas contactados pela Bloomberg apontam para um crescimento de 3,5 milhões de barris na semana passada. A confirmar-se esta subida os stocks permanecem no valor mais elevado desde 1930.

Ouro em alta

A matéria-prima negoceia em alta pela segunda sessão consecutiva, estando a valorizar 0,36% para 1.272,05 dólares por onça. O aumento da procura de ouro como activo de refúgio levou os preços para o nível mais elevado desde Fevereiro de 2015 na passada sexta-feira. 

Destaques do dia 

Venda do Novo Banco: bolsa ou espanhóis são as opções. Em Abril, o Banco de Portugal entrega na CMVM o projecto do prospecto de venda do Novo Banco em bolsa. OPV está a ser preparada como plano B e será opção se não houver venda directa, cujos candidatos são espanhóis. Alienação é decidida em Julho. 

Portugal tem o dever de tentar fechar a venda do NB até Agosto. O Banco de Portugal comprometeu-se a desenvolver todos os esforços para alienar o banco até Agosto. Mas se o processo fracassar, não há penalidades associadas.

Mais de um terço dos depósitos nos grande bancos está à ordem. Os maiores bancos nacionais captaram mais dinheiro dos aforradores no ano passado. Mas praticamente só cresceu o montante que as famílias deixam ficar nas contas à ordem. Os produtos a prazo estão a perder peso com as taxas perto de zero.

Como é que o fundo do Montepio foi parar ao PSI-20? O índice de referência da bolsa nacional vai sofrer algumas alterações no âmbito da revisão anual. De 17 volta a ter 18 cotadas, o mínimo exigido. Mas para isso, o PSI-20 passa a ter um fundo no cabaz.

PSI-20 com 18 cotadas, uma delas será o fundo do Montepio. A revisão anual do índice vai ditar a expulsão da Impresa e da Teixeira Duarte da principal "montra" da bolsa de Lisboa. Saem duas, entram três, sendo uma delas o fundo que permitiu a capitalização do Montepio.

António Mexia comprou 30 mil acções da EDP por mais de 86 mil euros. O CEO da EDP adquiriu 30 mil títulos accionistas da EDP, segundo informou a eléctrica em comunicado enviado ao regulador dos mercados. António Mexia investiu mais de 86 mil euros nesta operação.

CaixaBI antecipa que lucro do CTT desça 8% para 70,9 milhões. Apesar de estimar uma diminuição dos resultados líquidos, os analistas do CaixaBI esperam que 2015 tenha sido um ano positivo para o negócio de correio.

Petróleo supera os 40 dólares. Será o início da recuperação? O petróleo quebrou a fasquia dos 40 dólares, pela primeira vez este ano. Os sinais de um travão na oferta estão a levar os investidores a apostarem no fim das quedas.

O que vai acontecer hoje

União Europeia. Ministros da Economia e Finanças reúnem-se em Bruxelas.

EUA. A Administração de Informação de Energia dos EUA publica o relatório de previsões de curto prazo para o petróleo.

China. Balança comercial, em Fevereiro.

Zona Euro. PIB, no quarto trimestre.

Alemanha. Produção industrial, em Janeiro.

Banco de Portugal. Estatísticas de instituições financeiras monetárias, em Janeiro. 

Ver comentários
Publicidade
C•Studio