Juros da dívida em queda pela quarta sessão
Após três sessões consecutivas em queda, os juros da dívida soberana portuguesa estão novamente em queda. Uma tendência verificada na maioria das maturidades, com a taxa das obrigações do Tesouro a dois anos a recuar 0,7 pontos para 0,619%. Já a "yield" dos títulos a cinco anos desce 1,1 pontos para 1,915%, ao passo que a taxa da dívida a dez anos recua 1,1 para 3,145%.
PUB
A tendência de queda nos juros da dívida nacional estende-se ao resto da periferia. A "yield" a dez anos de Espanha segue a cair 0,4 pontos para 1,595%, ao passo que a de Itália cai 0,2 pontos para 1,472%. Também em queda está a taxa a dez anos da Alemanha, que recua 0,1 pontos para 0,123%. Ainda assim, o prémio de risco de Portugal cai para 302,2 pontos.
Isto numa semana relevante para o Tesouro português. É que o IGCP irá apresentar na terça-feira, 17 de Maio, os resultados da emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (OTRV), em sessão especial na bolsa de Lisboa. A cerimónia irá contar com a presença da presidente do instituto, Cristina Casalinho, e do secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, Mourinho Félix.
PUB
Um dia depois será a vez de o Tesouro conduzir uma emissão de dívida de curto prazo. O IGCP tem agendado um leilão de bilhetes do Tesouro (BT) a seis e 12 meses, no qual o Tesouro procurará angariar entre 1.250 milhões e 1.500 milhões de euros. Este será a quinta dupla operação com BT em 2016.
Saber mais sobre...
Saber mais juros da dívida dívida portuguesa Portugal Espanha Itália Alemanha prémio de risco taxas de juro obrigações mercadosMais lidas
O Negócios recomenda