A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

EDP coloca 850 milhões de dólares em obrigações verdes com taxa de 1,7%

O "spread" da operação arrancou nos 155 pontos base e baixou para 125 pontos base. Já a taxa ficou nos 1,71%.

Miguel Baltazar
Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 17 de Setembro de 2020 às 18:39
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A EDP esteve esta quinta-feira no mercado para concretizar a sua primeira emissão de obrigações verdes denominadas em dólares.

 

Depois de ontem ter contactado os investidores para avaliar o interesse nos títulos, a elétrica lançou esta tarde a operação com o objetivo de colocar 850 milhões de dólares em green bonds com maturidade de sete anos.

 

No arranque da operação, segundo a Bloomberg, a EDP ofereceu um prémio de 155 pontos base acima da taxa de juro de referência do dólar nesta maturidade. Entretanto, a procura dos investidores conduziu o spread para 130 pontos base e depois para 125 pontos base.   

A taxa a suportar pela EDP é de 1,71%, informou a elétrica ao final da noite em comunicado à CMVM.

As obrigações serão emitidas ao abrigo do programa de emissão de títulos de dívida "Programme for the Issuance of Debt Instruments (MTN)" da EDP e EDP Finance BV e serão admitidas à negociação na Euronext Dublin, refere o documento.

"Esta emissão destina-se ao financiamento ou refinanciamento, no todo ou em parte, do portfólio de projectos 'Green' elegíveis do Grupo EDP, que consiste em projectos renováveis - eólicos e solares - tal como definido no 'Green Bond Framework' da EDP", acrescenta.

 

A EDP já realizou este ano duas emissões de obrigações verdes em euros, mas esta é a primeira emissão deste tipo de títulos em dólares.

 

O Barclays, BBVA, Citigroup, Commerzbank, Credit Agricole, Deutsche Bank, HSBC, ING, Mizuho e MUFG foram os bancos contratados pela EDP para realizar a operação.

 

A 7 de abril a EDP colocou 750 milhões de euros a sete anos, tendo suportado uma taxa de 1,7%. A procura atingiu 5,4 mil milhões de euros, o que superou em mais de 7 vezes o montante colocado.

 

Em janeiro deste ano a elétrica então liderada por António Mexia emitiu 750 milhões de euros em dívida híbrida verde. Em setembro do ano passado colocou 600 milhões de euros em obrigações verdes, também com uma maturidade a sete anos.

 
(notícia atualizada pela última vez às 22:58)

Ver comentários
Saber mais EDP emissão green bonds obrigações verdes
Mais lidas
Outras Notícias