IGCP troca mais de mil milhões de dívida
O Tesouro esteve esta quarta-feira no mercado a realizar uma oferta de troca de dívida, alargando as maturidades. O IGCP comprou e vendeu mais de mil milhões de euros nesta operação.
A agência que gere a dívida nacional realizou esta quarta-feira, 6 de Dezembro, uma operação de troca de dívida, tal como o anunciado ontem pelo IGCP.
O Tesouro comprou assim 716 milhões de euros de obrigações que venciam em Junho de 2019, mais 323 milhões de euros de dívida com maturidade em 2020.
Em troca o IGCP ofereceu 715 milhões de euros de obrigações com maturidade em Outubro de 2022, mais 323 milhões de euros que vencem em Abril de 2027.
No total, o IGCP trocou 1.039 milhões de euros de dívida com uma maturidade mais próxima por outra mais longa.
"Do ponto de vista da República Portuguesa o objectivo desta operação foi o de alongar o prazo de reembolso", refere Filipe Silva, Director da Gestão de Activos do Banco Carregosa, explicando que "o esforço de amortização que estava previsto para 2019 e 2020 é adiado para 2022 e 2027".
Filipe Silva adianta que "o juro da dívida emitida hoje não deve ser comparado com o juro da dívida que sai do mercado, uma vez que os prazos são diferentes", sendo que o que "interessa aqui é que o Estado consegue estender o prazo da dívida, num momento em que as taxas de juro estão historicamente baixas".
(Notícia actualizada às 11:10 com mais informação) (Correcção: onde se lia "obrigações que venciam em Junho de 2016" deve ler-se "obrigações que venciam em Junho de 2019")
Mais lidas