Esta segunda-feira, 23 de setembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE) mudou a base das contas nacionais, o que implicou a revisão em alta do PIB de 2016, 2017, 2018 e até em 2019.
Esse "bónus" é dado em função do crescimento médio real do Produto Interno Bruto (PIB), o qual é reportado pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) a cada trimestre. As regras ditam que ao valor do juro fixo acresce um prémio que corresponde a 40% do crescimento do PIB até um máximo de 1,2% em cada ano, o que equivale a 40% de uma variação do PIB de 3%.
Segundo as regras do IGCP, o prémio é divulgado no seu site "no penúltimo dia útil do mês anterior à data de pagamento de juros" e tem em conta os últimos quatro trimestres conhecidos no mês anteriores a essa data "no âmbito da primeira publicação das estimativas completas das Contas Nacionais Trimestrais para o trimestre de referência".
A questão é saber quais os números divulgados pelo INE considerados pelo cálculo do IGCP, dado que os números do PIB tendem a ser revistos ao longo dos anos, principalmente quando é mudada a base da série de contas nacionais, tal como aconteceu esta semana.
Para não haver dúvidas, nas regras dos Certificados do Tesouro o IGCP - liderado por Cristina Casalinho (na foto) - escreve que "o prémio não é corrigido retroativamente em resultado de revisões posteriores das estimativas do PIB publicadas pelo INE". Ou seja, apenas a primeira publicação das estimativas completas (feita 15 dias após a estimativa rápida) é considerada, sendo as restantes ignoradas para este cálculo.
O mesmo se aplica aos Certificados do Tesouro Poupança Mais (CTPM) que foram criados em 2013 e cuja subscrição foi suspensa em 2017. Nesse caso, o prémio é dado a partir do quinto e sexto ano e corresponde a 80% do crescimento médio real do PIB a preços de mercado, sem limite.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Negócios, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.