pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

30 anos em Comunidade Intermunicipal

Navigator investe 36 milhões de euros para atingir neutralidade carbónica

Empresa portuguesa vai investir na fábrica de Aveiro. Objetivo é ter até 2035 todos os seus complexos industriais neutros em emissões de carbono.

16 de Outubro de 2019 às 11:17

A Navigator é a primeira empresa portuguesa – e, também, uma das primeiras a nível mundial – que assume o compromisso de antecipar, em 15 anos, a sua neutralidade carbónica, o que lhe permitirá ter, até 2035, todos os seus complexos industriais neutros em emissões de carbono. Para cumprir esta missão, a Navigator anunciou que irá investir um total de 158 milhões de euros, dos quais 36 milhões na fábrica de Aveiro.

Perante o objetivo estabelecido pela União Europeia para uma Europa neutra em emissões de CO2, em 2050, e face ao compromisso assumido por Portugal em atingir esta meta até essa data, a The Navigator Company decidiu ser mais ambiciosa e antecipar em 15 anos as metas fixadas.

Sendo o desafio das alterações climáticas uma prioridade, a Navigator criou o seu próprio roteiro para a neutralidade carbónica, o qual envolve um conjunto ambicioso de investimentos em energias renováveis e novas tecnologias, que permitirão reduzir as emissões de CO2, e a plantação de floresta de modo a realizar a compensação das emissões não passíveis de eliminar.

As florestas sob gestão da The Navigator Company em Portugal têm um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, correspondente a 5,4 milhões de toneladas de CO2. Este montante equivale às emissões que seriam geradas por 1,5 milhões de carros a percorrer uma distância equivalente ao perímetro do planeta.

A Navigator nas suas áreas de proteção da natureza (cerca de 11 mil hectares, mais de 10% da área total) protege um total de 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, um número de espécies protegidas que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial em que o número de espécies protegidas está a diminuir.

No início deste ano, a The Navigator Company foi a única empresa portuguesa a receber a classificação de líder global no combate às alterações climáticas, pelo Carbon Disclosure Project (CDP), alcançando um lugar de destaque na lista "A" desta organização internacional. A companhia foi reconhecida pela sua atuação, em 2018, ao nível da redução de emissões, diminuição dos riscos climáticos e desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono.

A The Navigator Company é um produtor integrado de floresta, pasta e papel, tissue e energia, cuja atividade está alicerçada em fábricas modernas de grande escala, com tecnologia de ponta e que constituem uma referência de qualidade no setor.

A empresa é a terceira maior exportadora portuguesa, representa aproximadamente 1% do PIB nacional e 2,4% das exportações nacionais de bens, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. Em 2018, a The Navigator Company teve um volume de negócios de cerca de 1,6 mil milhões. Aproximadamente 91% dos produtos do grupo são vendidos para fora de Portugal e têm por destino cerca de 130 países.

Mais notícias