Balbúrdia no supermercado
Os números da Sonae mostram que os maiores supermercados usaram o seu enorme poder de mercado para defender a sua margem operacional enquanto a maioria sofre – e mostram, também, que é difícil dizer com segurança que têm lucros extraordinários com a inflação.
- Partilhar artigo
- ...
“Uma Aventura no Supermercado”, dos meus livros favoritos da dupla Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, está na biblioteca das minhas filhas e, quando o abri há dias, dei com o primeiro capítulo: “Balbúrdia no Supermercado”. É precisamente aí, na balbúrdia, que estamos no debate sobre o papel das grandes empresas de distribuição neste ciclo de inflação. O “debate” é deliberadamente confuso, deixando-nos entre margens brutas de 50% nas cebolas e afins, como cita a ASAE, e uma margem líquida global de apenas 2,7%, como disse ontem a Sonae. O Governo lança a suspeita de que há aproveitamento, mas os supermercados dizem ser bons samaritanos que “dedicam todo o seu tempo a ter os preços mais baixos”. Ninguém tem razão.
Mais lidas