Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

O contribuinte tem de acender uma vela no “altar-palco”

03.02.2023

O “altar-arena-multiusos” e o caso judicial à volta da contratação de Joaquim Mourão na Câmara de Lisboa são dois de muitos exemplos que ilustram a degradação profunda na contratação feita com o dinheiro público. Há muita mudança por fazer, mas os sinais não são bons.

Supermercados, outros oligopolistas e um enorme silêncio

27.01.2023

Um “whistleblower” de um grande supermercado francês fala do “pacto tácito de silêncio” naquele país sobre as práticas anti-concorrenciais das cadeias de retalho. Em Portugal acontece o mesmo – e não só com os supermercados.

O paradoxo de Montenegro está de volta (parte 2)

20.01.2023

Há sinais de que o cenário económico poderá não ser tão negativo como antecipado na Europa – e, também, em Portugal. A macroeconomia está melhor, mas a experiência real de muitas pessoas confrontadas com perda de poder de compra sugere o oposto. O “paradoxo de Montenegro” volta à política, desta vez pela mão do PS.

O caso Efacec, 165 milhões de euros depois

13.01.2023

A ironia de ter o Grupo Mello a elogiar a nacionalização de um negócio de que é acionista deveria ter soado os alarmes para o óbvio – a nacionalização da Efacec nunca seria “temporária”, nem inócua para os contribuintes. Dois anos e meio depois, chegámos aqui.

“Vetting”: bem-vindos ao profissionalismo na política

06.01.2023

No final do século XIX, “to vet an animal” significava avaliar um animal – um cavalo de corrida era “vetted” para se perceber se estava em condições de correr. Há quase 100 anos o termo passou a estender-se a outros campos, como a política. A Portugal chega em 2023.

Alexandra Reis e o ódio pela casta

30.12.2022

O caso de Alexandra Reis combina na perfeição dois ódios: um pela "casta do penico", outro pelos salários estratosféricos da casta dos gestores de topo. Mais do que ser um problema para o Governo de António Costa, tanto amadorismo e húbris ampliam um veneno social perigoso.

2022: as histórias mais importantes na economia portuguesa

23.12.2022

Num ano com alterações dramáticas, e alguns registos que batem recordes de décadas, estes foram os oito temas com maior impacto. A inflação e a viragem radical na política monetária são "a" história do ano. Tal como outras - da banca à Saúde - vai prolongar-se por 2023.

A mensagem de Lagarde: juros mais altos, por mais tempo

16.12.2022

A subida de 50 pontos foi a esperada, mas Christine Lagarde alterou ontem a mensagem do BCE: as taxas de juro vão subir mais do que o esperado e vão ficar altas (e restritivas) durante mais tempo do que o esperado.

A ERC, RAP e os políticos no entretenimento

09.12.2022

A infiltração dos políticos no entretenimento tem décadas e, em Portugal, ninguém o faz como Ricardo Araújo Pereira. O humorista influente na política transformou uma parte do seu programa num tempo de antena para quase todos os candidatos se venderem. Numa deliberação equilibrada, o regulador veio lembrar que isso traz responsabilidades.

Um escândalo de política chamado Segurança Social

02.12.2022

Na Segurança Social todos arriscamos ser K. por uns anos. A máquina partidarizada, cujo funcionamento caótico estraga a vida de milhares de pessoas, parece ser ainda mais irreformável do que o complexo SNS. Ao contrário da Saúde, aqui não há pressão para mudar.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio