Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Crónica de uma factura anunciada

18.06.2021

A comissão de inquérito ao Novo Banco não mudou o essencial da história conhecida: a resolução de um banco como o BES, no enquadramento regulatório em que vivemos, nunca se faria sem o envolvimento massivo de recursos públicos, ainda que a título de “empréstimo”.

SNS Norte vs. SNS Lisboa: um contraste escandaloso

11.06.2021

Antes da pandemia, já conhecíamos o custo público e social do contraste gritante entre a gestão da saúde no Norte e a desorganização em Lisboa. Agora ficámos a conhecer o custo brutal em vidas humanas. Nada disto parece causar escândalo, nem pressão para mudar.

O país não é dos anos 90, mas a fraude também não

04.06.2021

O tempo dos empresários que compravam jipes com as verbas do Fundo Social Europeu não desapareceu por completo, mas os esquemas com fundos europeus são hoje menos primários – e mais difíceis de apanhar por entidades públicas demasiado formalistas e sobrecarregadas.

Isto não é a Santa Casa

27.05.2021

O episódio da nova raspadinha do património não é só um exemplo de má política pública – é mais um sinal que ajuda a compor um retrato da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

Nuno Vasconcellos: nem dinheiro, nem vergonha

21.05.2021

Calotes de centenas de milhões, activos desviados, impunidade e vida boa no Brasil. Ontem, Nuno Vasconcellos esfregou tudo isto na cara do Parlamento e do país. A história da sua malograda Ongoing é especial - e continua por escrever.

“Depois cá estaremos para resolver”

14.05.2021

As audições a Moniz da Maia, Gama Leão e Vieira deram exemplos do capitalismo clientelar que em Portugal já passou por boa gestão. Só os quatro devedores chamados ao Parlamento – não é certo que Nuno Vasconcellos apareça – geraram mais de 1.400 milhões em perdas.

Odemira: cidadãos vs. consumidores

07.05.2021

A maioria dos cidadãos não tem dúvidas em condenar o que se passa na agricultura na região de Odemira, mas isso não se traduz em ação na hora de ir às compras. A pressão mediática pode ajudar, mas a mudança não virá dos consumidores. Terá de vir da política pública.

A hora das escolhas difíceis está a chegar

29.04.2021

Que empresas são viáveis e devem continuar a ser apoiadas? E quais as que são para fechar? Como decidir entre o risco de desperdiçar dinheiro em zombies e o de destruir milhares de empregos? Depois de a frente de saúde estar controlada, os desafios na economia estarão para durar.

A incrível invenção de Monsieur Abeille

23.04.2021

A história dos sacrossantos limites de 3% para o défice e de 60% para a dívida ilustra como a política, e não a economia, é determinante na construção europeia. Será a política a escolher para onde irão as regras após o fim da pandemia. Portugal faz bem em ser prudente.

Banco, abutre e devedor: bizarro triângulo amoroso

16.04.2021

A venda de carteiras de malparado a fundos abutre abre uma escapatória discreta para muitos dos grandes devedores. No caso do Novo Banco esta escapatória faz parte de um circuito de incentivos em que todos ganham – todos menos o Fundo de Resolução e os contribuintes.

O resgate uma década depois: 6 mitos que perduram

09.04.2021

Da culpa total de Sócrates à alegada alternativa que Passos não seguiu, passando pelo “ir além da troika” e o “virar da página”, o debate sobre o que foi o resgate continua, 10 anos depois, minado por mitos vendidos com sucesso pela esquerda e pela direita.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio