Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

A política e os preços recorde na electricidade

17.09.2021

O poder político terá de ser capaz de perceber os incentivos e os efeitos na economia das decisões que toma a bem do ambiente – e de corrigir distorções como as que vemos. Para os eleitores, o preço da luz vale mais hoje do que as emissões em 2035 – e a sobrevivência política joga-se hoje.

O IRS, a política e os eleitores

10.09.2021

Desdobrar escalões de IRS faz sentido no plano fiscal, mas o alívio terá provavelmente mais impacto na política do que no bolso dos contribuintes. A lógica de fundo do IRS num país com salários baixos, economia frágil e um Estado Social amplo e validado pelos eleitores continuará a ser exactamente a mesma.

O PS e as “fake news” sobre a austeridade

03.09.2021

A passagem de culpas para o governo anterior é um clássico da política. Mais espantoso é que quase seis anos depois de estar no poder, e uma década após o pedido de resgate pelo PS, António Costa continue a fazer assentar a sua comunicação política numa mentira.

A revolução na banca e a extinção do bancário

27.08.2021

Os despedimentos no BCP e no Santander são parte da tendência que eliminou quase metade dos postos de trabalho na banca nas últimas duas décadas. A resistência mais feroz dos sindicatos é natural, mas até os sindicalistas – que tratam da vida financeira no smartphone – sabem que não podem parar o vento com as mãos.

O início do derretimento populacional

30.07.2021

As placas tectónicas da demografia movem-se a ritmo glacial, mas em Portugal já é visível o derretimento. Estamos no grupo de países periféricos e comparativamente mais pobres que lideram no declínio populacional, o que sugere que o problema não está só na natalidade. Os desafios para a política são enormes.

O estado da política da nação

22.07.2021

O primeiro-ministro lidera um degradado Governo minoritário, mas comporta-se com a húbris da total auto-suficiência. Uma crise na política não acontece só quando há instabilidade.

A notícia mais importante de que não ouviu falar

16.07.2021

A acção do Banco Central Europeu tem sido o facto mais importante da vida económica e política de Portugal na última década. A mudança na estratégia do BCE, anunciada na semana passada, é por isso uma notícia grande – ainda que por cá mal tenhamos dado por ela.

A morte silenciosa da responsabilidade política

09.07.2021

É penoso ter de explicar por que razão o acidente com o carro do ministro Eduardo Cabrita é um caso político, mas em Portugal chegámos a uma espécie de zénite da desresponsabilização dos governantes. A responsabilidade política está tão morta como a nossa exigência.

Berardo e os cacos de uma guerra, 14 anos depois

01.07.2021

A detenção de Berardo é uma nova fase, tardia, do apanhar dos cacos da guerra de poder no BCP: a fase judicial. É, também, uma demonstração exemplar da dificuldade que existe em Portugal para apurar e depois punir este tipo de conduta por parte de pessoas bem colocadas.

“Até quando vai durar a pandemia?”

24.06.2021

Antes estávamos a proteger as vidas dos mais velhos, totalmente expostas a estas doenças. Mas, ao restringir liberdades de movimentos e de poder ganhar a vida, estamos hoje a proteger exactamente o quê?

Crónica de uma factura anunciada

18.06.2021

A comissão de inquérito ao Novo Banco não mudou o essencial da história conhecida: a resolução de um banco como o BES, no enquadramento regulatório em que vivemos, nunca se faria sem o envolvimento massivo de recursos públicos, ainda que a título de “empréstimo”.

Ver Mais
Mais lidas
Publicidade
pub
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio