Cronista
Bruno Faria Lopes Jornalista da revista Sábado
Bruno Faria Lopes A cultura do "interesse nacional", 12 anos depois 13.06.2019 Bruno Faria Lopes
Poucos momentos revelam mais sobre a cultura vigente na política, banca e empresas de topo em Portugal do que a reunião de 21 de Dezembro de 2007 no Banco de Portugal para decidir o futuro do BCP. A cultura de interferência, vendida como de "interesse nacional", prejudicou muito o país. E não está morta.
Bruno Faria Lopes Os juros (muito) baixos vieram para ficar 06.06.2019 Bruno Faria Lopes
Para justificar mais um prolongamento das taxas de juro historicamente baixas na zona euro, Mario Draghi invocou riscos conjunturais. Mas há razões estruturais que levam muitos a prever que o novo normal dos juros sejam valores baixos. Há vantagens - e muitos riscos.
Bruno Faria Lopes O que fazer aos dados dos devedores à banca? 30.05.2019 Bruno Faria Lopes
A divulgação dos dados enviados pelo Banco de Portugal, contrariando o supervisor, será muito mais útil para o interesse público se servir para esclarecer as pessoas sobre o que andam a pagar na banca.
Bruno Faria Lopes Os (novos) populistas perdidos nos media 23.05.2019 Bruno Faria Lopes
Para ajudar a explicar a excepcionalidade portuguesa na resistência aos novos populismos nacionalistas anti-elites é preciso notar a outra excepcionalidade portuguesa: o controlo férreo, ímpar na Europa, que os partidos tradicionais têm sobre o espaço mediático.
Bruno Faria Lopes Poderá? 16.05.2019 Bruno Faria Lopes
Estes são títulos e passagens da imprensa dos últimos dois anos. Cenas do país onde, enquanto ardem todos os factores que alimentam os receados populismos anti-sistema, os líderes dos partidos políticos tradicionais se auto-congratulam com o seu contributo para que Portugal seja a "excepção" europeia.
Bruno Faria Lopes Uma direita de nabos contra o "artista" 09.05.2019 Bruno Faria Lopes
Um dos efeitos da crise foi tornar o equilíbrio das contas públicas num valor em si para o eleitorado. Os erros crassos no dossiê dos professores retiram autoridade ao PSD e ao CDS nesta área e dão um escudo ao PS contra ataques às suas escolhas políticas.
Bruno Faria Lopes O vencedor do debate das europeias? A abstenção 02.05.2019 Bruno Faria Lopes
Foram precisos 47 minutos para chegar a uma questão sobre política europeia e uma hora e meia para ouvir da boca dos candidatos o que faz um eurodeputado.
Bruno Faria Lopes O futuro da política depois do défice "histórico" 25.04.2019 Bruno Faria Lopes
Numa cultura que em 45 anos de democracia nunca viu contas equilibradas percebe-se o realce dado ao défice de 0,5%. O resultado é positivo? Sim. Mas não só não é extraordinário no contexto europeu, como está longe de significar o fim dos trabalhos nas contas públicas, como sinalizou Centeno esta semana.
Bruno Faria Lopes A CGTP e o PCP estão a perder combustível 17.04.2019 Bruno Faria Lopes
A "pior turbulência social em quatro anos de governação socialista", como lhe chama a agência Reuters, foi conseguida por 600 pessoas organizadas num sindicato criado há apenas um ano.
Bruno Faria Lopes A outra reforma da Segurança Social 11.04.2019 Bruno Faria Lopes 47
Kafka está vivo e trabalha nos serviços da Segurança Social. Os atrasos, erros e falhas múltiplas causam prejuízo de tempo e dinheiro a milhares de pessoas, minam a confiança no Estado e o objectivo de diminuir desigualdades. A reforma mais importante não é a das pensões: é a da máquina que as processa.

Marketing Automation certified by E-GOI