Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Justiça demorada é justiça negada

30.08.2022

Em média, na amostra de países que o estudo cobre, um processo demora 241 e 209 dias a ser resolvido nos tribunais de primeira e segunda instância respetivamente. Em Portugal, esses números são de 927 e 1015 dias respetivamente.

Somos a lanterna vermelha da literacia financeira na Europa

05.07.2022

Para quem tem múltiplos créditos (automóvel, pessoal, cartões de crédito), a consolidação dos montantes em dívida num só empréstimo permite, regra geral, uma melhoria nas condições e liberta recursos preciosos em tempos difíceis.

As notícias acerca da morte da inflação foram manifestamente exageradas

07.06.2022

Hoje, enquanto escrevo estas linhas, vejo que a inflação na Zona Euro bateu mais um recorde pelo sexto mês consecutivo e ficou oficialmente pelos 8,1% em maio. Neste momento, culpa-se o conflito na Ucrânia que terá feito disparar os preços da energia. “En passant”, referem-se também as disrupções ainda existentes das cadeias de abastecimento.

Bancos centrais: focus precisa-se

10.05.2022

Com a atual subida da inflação, os bancos centrais têm de se focar naquilo para que foram criados e que continua a ser a sua missão principal: a estabilidade económica e de preços. 

Não à centralização

12.04.2022

Não deixa de ser extraordinário que, depois de termos conseguido o maior aumento de sempre com negociação individual, o modelo de excelência seja agora a negociação centralizada.

Nyet à energia russa. Já!

14.03.2022

Podemos, mesmo assim, dar o próximo passo nesta guerra e, seguindo o que os Estados Unidos já fizeram, banir toda a importação de petróleo e gás natural russos. Não faz sentido andarmos a enviar biliões de euros de ajuda à Ucrânia, enquanto enviamos biliões de euros à Rússia.

É a economia, estúpido!

08.02.2022

É difícil perceber em que medida as políticas económicas de António Costa foram determinantes nas dinâmicas observadas até agora. Mas uma coisa é certa. Em termos de “timing”, António Costa bate tudo e todos.

É preciso limpar a imagem do Benfica

11.01.2022

O SL Benfica pode dar um passo decisivo na proteção da atratividade para patrocinadores e investidores ao tornar-se no primeiro clube a ter a sua governança certificada, beneficiando da exposição e impacto mediático que esse passo traria.

Gato gordo, gato vadio

14.12.2021

Portugal já é dos países com menos restrições legais ao investimento direto estrangeiro. É tempo de criar mais iniciativas que potenciem a integração de mais empresas portuguesas nas cadeias globais de valor e consequentemente emprego de maior qualidade, valor acrescentado e melhores salários.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio