Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Desta vez, o diabo pode mesmo estar à porta

30.11.2023

Para ter uma ideia do que pode estar para vir, convido o leitor a espreitar a taxa de juro há 12 meses. É verdade que os economistas são mais conhecidos por terem conseguido prever cinco das últimas três recessões. Mesmo assim, era aconselhável alguma prudência. Infelizmente, a "silly season" que nos espera até março não augura um cenário onde abundem a ponderação e o bom senso.

IVA Zero baixou preços apenas entre 3,5 e 4%

24.10.2023

A confirmarem-se estes números, o impacto da medida está em linha com o que aconteceu no passado em Espanha ou na Finlândia. Com uma agravante. É que no caso finlandês, quando o IVA foi reposto, os preços subiram para um nível bem superior ao que teriam subido se tivessem mantido a tendência anterior à baixa inicial de imposto.

Demasiadas certezas para tantas dúvidas

02.10.2023

Não consigo deixar de admirar a coragem de quem consegue afirmar com tanta segurança que a decisão do BCE em subir mais 25 pontos base foi corretíssima ou um erro crasso. É que são demasiadas certezas para tantas dúvidas.

O Governo a gerir as empresas

07.09.2023

É bom lembrar que Portugal também é o segundo país da OCDE em que a diferença entre a taxa legal máxima e a taxa efetiva é mais elevada, com uma diferença de cerca de 6,43 pp. Ou seja, as empresas portuguesas têm um incentivo maior para distorcerem as suas decisões de gestão de forma a poderem beneficiar de todas as deduções, isenções e benefícios que o Governo estabelece.

Quem cabritos vende e cabras não tem…

29.08.2023

No que toca à consolidação orçamental, é bom lembrar que, com o aumento das taxas, só em juros vamos gastar num futuro próximo o equivalente a dois PRR ou a cinco aeroportos de Alcochete. E, já em 2024, o equivalente a metade do orçamento das administrações públicas vai para a saúde. Não será ajuizado comprometer agora o que tem sido feito para reduzir a dívida.

Boas notícias raramente fazem manchetes

01.08.2023

As estratégias de mitigação foram bem-sucedidas e os esforços de substituição da origem e do tipo de energia fizeram com que rapidamente os preços do gás natural voltassem a cair, estando hoje abaixo do valor que tinham antes do começo do conflito. Entrámos em 2023 com os valores mais elevados de reservas, pelo menos desde 2017, e este tema desapareceu das capas dos jornais.

Teste à resiliência das instituições

03.07.2023

António Costa negligencia o papel do aumento dos salários na inflação, mas, como Christine Lagarde argumenta, a natureza da inflação está a mudar.

Emparcelar no século XXI

20.06.2023

Quando dispomos de meios como a assinatura digital autenticada, faz pouco sentido obrigar a transação de prédios rústicos de baixo valor a formalizar-se por uma escritura pública com presença física (ou constituição de procuração).

Sol na eira e chuva no nabal

06.06.2023

O ideal seria conseguir usar os certificados de aforro para promover a concorrência no mercado de poupanças ao mesmo tempo que se conseguia gerir a dívida de forma a assegurar o seu financiamento nas melhores condições. Mas isso seria ter sol na eira e chuva no nabal.

Chuto para a frente e fé em Deus

30.05.2023

É clarinho como a água: ou o bolo aumenta substancialmente, ou os grandes poderão perder mais de metade de uma das suas principais fontes de receita corrente.

Ver Mais
Publicidade
C•Studio