A monotonia que faz os touros sorrirem
A monotonia da última semana na Bolsa portuguesa, com uma correcção ligeira, por mais paradoxal que possa parecer, foi mais uma boa notícia para os touros que precisam destes momentos de pausa antes do regresso às subidas.
Depois da pausa nas 3 primeiras semanas de Abril, a Bolsa portuguesa deu mais um esticão e estabeleceu um novo máximo dos últimos 18 meses, colocando os indicadores técnicos em clara situação de "sobrecompra", aumentando a euforia no mercado. Tal como escrevi há 6 semanas atrás, o que seria mais provável e desejável acontecer seria uma correcção que refreasse a euforia, fizesse cair algumas mãos fracas, permitindo a novos investidores entrarem no mercado, aliviando os indicadores técnicos.
PUB
Apesar da semana de correcção/consolidação, acredito que poderemos ver o mercado sem subir mais alguns dias, de forma a que possa ficar na posição técnica perfeita para um novo ciclo de subidas. Quando eu próprio vejo nas quedas sinais positivos, fica bem vincada a forma como mudou o meu sentimento sobre a Bolsa portuguesa, bem expresso na forma como despi o fato de urso há várias semanas atrás. Tecnicamente, o importante é que o PSI continue acima da zona entre os 4750 e 4850 pontos.
Dirão alguns que é incompreensível que acções de empresas com uma saúde económico-financeira débil estejam também a subir. Entendo esse sentimento mas a força da tendência reflecte-se a todos os níveis e a grande questão é saber se, no anterior "Bear Market" (sabe-me tão bem referir-me a esse ciclo como passado), a correcção dessas cotações não foi longe demais.
Depois de tantos anos de quedas, algumas subidas soam exageradas e desproporcionadas, mas isso resulta da nossa falta de hábito. Foram demasiados anos sujeitos ao domínio dos ursos, onde as subidas eram meros ressaltos antes de novo regresso ao abismo. É bom ver que os tempos mudaram mas as correcções também são importantes e, em alguns casos, as melhores amigas dos touros.
PUB
Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui
Analista Dif Brokers
PUB
Mais Artigos do autor
Mais lidas
O Negócios recomenda