pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Ulisses Pereira - Analista Independente ulissespereira@hotmail.com
12 de Maio de 2014 às 09:51

O ensino superior e os mercados financeiros

Os três anos de duração da maior parte das licenciaturas em Portugal sempre me pareceram claramente insuficientes.

(comente aqui o artigo de Ulisses Pereira) 

Os três anos de duração da maior parte das licenciaturas em Portugal sempre me pareceram claramente insuficientes. No âmbito do Processo de Bolonha, esta redução da duração da maior parte das licenciaturas para três anos, obrigou a que algumas disciplinas desaparecessem dos planos de curso. E se considerava, no passado, 5 anos muitas vezes insuficiente para um estudante terminar a licenciatura com uma boa preparação para o mercado de trabalho, agora - com apenas 3 anos - as minhas interrogações são ainda maiores.

Recentemente, um estudante do ensino secundário perguntou-me quais as melhores opções a tomar no acesso ao ensino superior em relação às licenciaturas de Economia e Gestão. Infelizmente, as suas notas não são tão boas que lhe permita a entrada no lote daquelas três ou quatro Faculdades claramente mais bem cotadas do que as restantes. Desconhecendo a maior parte das licenciaturas nessa área das outras faculdades, fui pesquisar os planos curriculares. E ter descoberto que existem inúmeras licenciaturas em Economia ou Gestão que não têm uma única disciplina de Mercados Financeiros no seu plano curricular, deixou-me perplexo.

É verdade que, pela minha ligação ao mercado de capitais, sou muito pouco isento nesta questão, mas acho inacreditável que - nos dias de hoje - alguém se possa licenciar em Economia ou Gestão sem ter uma disciplina dedicada aos mercados financeiros. Será que os responsáveis desses cursos acreditam que alguém pode ser licenciado na área sem uma cadeira desse género?

Durante muitos anos lamentei que, em quase nenhuma universidade portuguesa, a análise técnica fosse abordada em qualquer das disciplinas ligadas aos mercados financeiros. Apesar do meu lamento, compreendia que a análise técnica continuava a ser mal-amada entre os académicos. Mas agora chegámos ao ponto de alguém se licenciar em Economia ou Gestão sem ter tido uma disciplina de mercados financeiros. Sinais dos tempos…

Não sei se a culpa é de Bolonha, se é dos directores dos cursos ou se de todos nós que nem reparamos naquilo que se vai passando nas Universidades. O que sei é que ver formarem-se licenciados na área sem formação em mercados financeiros, mais do que entristecer-me, deixa-me perplexo.

Seria fastidioso percorrer neste artigo os planos curriculares das várias universidades portuguesas mas, curiosamente, a esmagadora maioria das mais conceituadas faculdades portuguesas têm uma disciplina ligada aos mercados financeiros no seu plano curricular, enquanto a maioria das menos "cotadas" ignora por completo essa matéria. Também por aqui se faz a diferença.

Por isso, se o seu filho for concorrer a uma licenciatura em Economia ou Gestão que não inclua uma disciplina ligada aos mercados financeiros, desconfie da sua qualidade. Bem sei que é um pensamento demasiado simplista e redutor mas é um primeiro indício.

Bolonha 1 - Mercados Financeiros 0.

Nem Ulisses Pereira, nem os seus clientes, nem a DIF Brokers detêm posição sobre os activos analisados. Deve ser consultado o disclaimer integral aqui

Analista Dif Brokers

ulisses.pereira@difbroker.com

Ver mais
Publicidade
C•Studio