pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Num ano que tem sido particularmente desafiante em termos pessoais e do ISEG recordo o muito trabalho mas, ainda mais, o calor humano que me trouxe. A minha palavra final, muito emocionada, para o ISEG, é de Gratidão.

Passar o testemunho

Apesar de os dados dizerem que vivemos melhor do que nunca, a nossa geração é a mais preocupada de sempre, a que está mais assustada com o futuro, a que sente mais insegurança.

O desenvolvimento humano em 2022

As grandes organizações têm história. Esta verdade aplica-se aos mais diversos setores de atividade. Em muitos estudos académicos sobre sucesso ou desempenho de empresas, é inevitável que a sua sobrevivência e longevidade sejam estudadas e medidas.

God Save The King

Corre-se o risco de que o país venha a continuar a assistir não só a fuga de muitos licenciados de elevado potencial, mas à desqualificação dos quadros de pessoal das instituições de ensino superior.

Como está o reconhecimento social da Universidade?

Que empresas queremos ter? Quais as empresas que devem ser apoiadas no futuro? Que tipo de apoio apresenta maiores efeitos multiplicadores? Como evitar que as empresas fiquem dependentes “ad aeternum” de tais apoios?

Quando é que “Small is Beautiful”?

Tal como um bom livro, uma boa instituição também sobrevive ao teste do tempo quando se sabe reinventar e ganhar novas roupagens, mas, em especial, quando essa reinvenção assenta nos princípios certos e em valores humanistas com todo o rigor e seriedade.

Rankings e missão

É Carnaval, mas eu, desta vez, levo a mal. Cai-me a máscara da alegria e revelo hoje um rosto mais fechado. Com um bocadinho de esperança – sempre – de falar de um feliz desfecho já na crónica de abril, esse mês de liberdade.

Máscaras de guerra, pelo Carnaval

E agora, Portugal? Há que manter a vigilância democrática apertada que se exige quando um governo tem maioria absoluta. E temos pela frente quatro anos de expectável estabilidade política para mostrarmos o que valemos - todos, na verdade.

Quem diria? Um país de contas certas e erros de cálculo

As mulheres foram quem mais empobreceu e, simultaneamente, quem mais cuidou durante estes anos de pandemia. 2022 tem também de ser o ano de respostas transversais e articuladas, no desenho e na ação, capazes de travar as desigualdades estruturais em função do género.

Dia de Rainhas: 14 ideias para pensar a economia e a sociedade

Os resultados possíveis serão ou uma solução maioritária à direita (e, sinceramente, não entendo de que forma o BE e o PCP se reveem nessa solução em que atravessarão um extenso deserto), ou uma solução que reproduza o atual espetro parlamentar.

OE ou Não OE?

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio