pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Segurança, habitação e emprego, com aumento de rendimento líquido e serviços públicos que funcionem, são áreas em que o novo Governo precisa de dar resposta aos anseios dos cidadãos. Mas há que trabalhar também o longo prazo.

Prioridades para o novo ciclo político

As eleições legislativas estão à porta e a campanha continua dominada pela espuma dos dias, nomeadamente os casos que afetam os políticos, bem como um conjunto de promessas de benesses à população. No entanto, governar bem é fazer escolhas criteriosas com recursos escassos, e para fazer escolhas é necessário balizas e prioridades.

Prioridades de política económica

Num mundo "blocalizado", as empresas estarão cada vez mais subservientes ao poder político e serão usadas para extrair vantagens negociais. Os interesses públicos e privados misturar-se-ão cada vez mais, como já está a acontecer nos EUA. A mudança está em marcha. A "blocalização" é a nova ordem mundial.

A "blocalização" e o fim das empresas multinacionais

O que está a acontecer na América, com estas e outras medidas de Trump é a criação de um modelo de capitalismo selvagem subserviente ao poder político, em que as empresas podem atuar sem regras, e sem revelar os seus donos, subornando autoridades e enganando consumidores, desde que paguem ao Presidente para garantir que contam com as suas boas graças, dado que a justiça e a legalidade dos contratos deixaram de ser respeitados.

Convite de Trump aos CEO: invistam nos EUA!

Em 1494 os reinos de Portugal e da Espanha eram os mais poderosos da Europa e dividiram entre si no tratado das Tordesilhas o mundo não europeu conhecido e por descobrir. Esta semana o Eurostat revelou que Portugal e Espanha foram o motor da Economia da Zona Euro em 2024.

Tordesilhas 2.0: a surpreendente força da economia ibérica

A nova ordem mundial que se está a consolidar tem uma natureza diferente.  É caracterizada pela lei do mais forte em que os protagonistas principais são os Estados-nação e os seus governantes. As regras não importam, importa a força e o poder.

A nova ordem mundial e as suas consequências económicas

A Portugal Inovação Social é uma iniciativa pioneira a nível mundial que mobilizou fundos da União Europeia para desenvolver o ecossistema da inovação social em Portugal, financiando projetos de impacto em parceria com investidores públicos e privados.

Portugal: 10 anos de pioneirismo na inovação social

A Europa terá que carregar quase sozinha nos próximos anos o combate ao aquecimento global e à redução da emissão de gases com efeito de estufa. Para tal, a Europa deve estar unida e forte na sua estratégia, até porque a presidência Trump só irá respeitar os parceiros fortes e aproveitar-se-á dos países fracos ou blocos divididos.

A batalha pela sustentabilidade

A Europa está a atrasar-se na revolução tecnológica, em particular no desenvolvimento e aplicação de soluções de inteligência artificial, bem como todo o ecossistema de computação à sua volta, os quais vão ter um enorme impacto nas empresas, na produtividade e modelo de trabalho.

O maior desafio da Europa

Noticias Mais Lidas

Mais lidas

Para quem gosta de Bolsa, é o espaço privilegiado de debate em Portugal! Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos Aceder ao Fórum
Publicidade
pub
pub
pub
Publicidade
C•Studio