Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Opinião por
Artigos de opinião deste autor

Liderar com propósito em tempos de crise

18.01.2021

A dor e o prejuízo devem ser partilhados por todos (acionistas, trabalhadores, cadeia de valor, Estado) pois só essa partilha alargada e justa das perdas causadas pela pandemia permite criar folga financeira para manter o sistema económico em atividade.

O ano de todos os perigos e de muitas esperanças

30.12.2020

Desce o pano sobre um ano que muitos desejariam esquecer e que ficará na História como o ano da pandemia. O que nos ensinou o ano de 2020 em termos de liderança e gestão e o que podemos esperar para 2021?

Capitalismo, desigualdade e filantropia

23.12.2020

No passado dia 10 de dezembro, a Família e Grupo José de Mello realizaram a maior doação de sempre ao Ensino Superior em Portugal, com um apoio de 12 milhões de euros à Universidade Católica Portuguesa para a construção do novo campus Veritati em Lisboa onde se instalará a Católica Lisbon School of Business & Economics.

O que 2021 nos vai trazer (e o que o Governo deve fazer)

18.11.2020

Cabe ao Estado garantir que este ano pandémico não causa estragos permanentes na economia. O custo dessa garantia será um aumento da dívida pública durante esse período (mas sem criar custos estruturais para o futuro, minorada pelo apoio europeu e compensada mais tarde pelo maior crescimento económico).

A nova ortodoxia económica

14.10.2020

Dada a complexidade e dinâmica da economia é preciso ter uma mente aberta e constantemente analisar as evidências e atualizar os modelos.

Geração injustiçada ou geração afortunada?

02.09.2020

Esta não é uma geração injustiçada, mas sim uma geração afortunada, por viver onde vive, na época em que vive, e por ter o mundo a seus pés. Tem apenas de procurar descobrir o seu talento e paixão, apostar na sua formação, potenciar as suas capacidades, e aproveitar as oportunidades.

O momento da Europa e a oportunidade para Portugal?

21.07.2020

Pela primeira vez, vamos ter um mercado de dívida europeia e vamos conseguir alavancar a capacidade de mobilização de recursos numa altura de recessão económica severa e falta de liquidez.

A pandemia e o (des)emprego: riscos e oportunidades

03.06.2020

O prolongar da pandemia pode acelerar o investimento em automação pelas empresas, sendo importante notar que 36% dos empregos e 34% da massa salarial em Portugal são suscetíveis à automação, podendo levar a perdas permanentes de emprego.

Esperar o impensável e preservar o essencial

22.04.2020

Os nossos líderes terão de pensar fora da proverbial caixa da ortodoxia económica. Esta crise não se resolve com soluções habituais. Aumentar o endividamento de empresas e famílias não é solução, é penso rápido.

Publicidade
C•Studio