Até a oposição votou pela nacionalização da YPF
Foram precisas 14 horas de debate mas no final a votação não expressa diferenças de opinião, pelo contrário, revela um consenso incomum.
1. Até a oposição votou pela nacionalização da YPFForam precisas 14 horas de debate mas no final a votação não expressa diferenças de opinião, pelo contrário, revela um consenso incomum. Com 63 votos a favor, 3 votos contra e 4 abstenções, o Senado argentino aprovou a nacionalização da YPF. O decreto prevê a expropriação de 51% das ações daquela petrolífera e também da sua empresa de gás, ambas controladas pela espanhola Repsol.
Falta a câmara dos deputados, que deverá sancionar o projeto na próxima semana, mas na câmara alta até a oposição votou a favor da iniciativa da presidente Cristina Kirchner. Gerardo Morales, senador dos Radicais, reconheceu falhas no projeto mas aprovou-o "consciente da nossa história e da decisão que hoje o país tem de tomar".
No Brasil, a presidente da estatal Petrobrás, Maria das Graças Foster, aproveitava para se demarcar da Argentina garantindo que "não rompe contratos". Petrobrás que também pode ser prejudicada pela decisão.
2. NINTENDOÉ uma história incrível: a Nintendo deu prejuízo em 2011. É a primeira vez na história que esta empresa japonesa de jogos dá prejuízo - uma história que atravessou um século inteiro, pois a Nintendo foi fundada ainda no século XIX, em 1889. A "culpa" é da consola Wii: venderam-se menos 3 milhões do que fora previsto. E a nova portátil 3DS também não pegou, nem depois do drástico corte no preço de venda ao público.
3. SANTANDER
Um dos bancos que melhor atravessou os tempos de crise, o Santander registou uma quebra de lucros no primeiro trimestre deste ano. Apurou 1.600 milhões de euros contra 2.110 milhões no ano anterior, ou seja, 24% menos. O aumento das provisões contra os prejuízos no crédito, sobretudo em Espanha e Portugal, pressionou as contas. Entretanto, o Brasil tornou-se no primeiro mercado para o Santander, ultrapassando o Reino Unido e a Europa.
"Tópicos" é uma ferramenta do Negócios que faz pesquisa inteligente das notícias de economia mundiais. Consulte e saiba mais em www.negocios.pt
Mais lidas