Nissan 370Z Nismo: Prazer de condução
Por ocasião dos 30 anos da Nismo, a divisão 'performance' da Nissan, o construtor 'apimentou' ainda mais o seu coupé 370Z e baixou os preços de toda a gama em mais de 20 mil euros!
Em 2014, por ocasião da comemoração dos 30 anos da Nismo, a divisão desportiva da Nissan, a gama 370Z beneficiou de uma primeira actualização a nível de equipamento, insonorização e chassis. E ganhou também uma versão Nismo, mais aerodinâmica, com um 'design mais desportivo e um motor mais potente. Em contrapartida, os preços baixaram em mais de 20 mil euros.
Constituída por quatro variantes - Coupé, Coupé GT, Roadster GT e Nismo -, a gama 370Z está agora disponível no mercado nacional a partir de 54.400 euros (antes: 77.153 euros). A versão Nismo custa 65.800 euros.
O Nissan 370Z Nismo está equipado com o mesmo bloco atmosférico V6 de 3.7 litros das restantes variantes, mas a potência debitada é 16cv superior, ou seja, 344cv às 7.400rpm em vez de 328cv às 7.000rpm.
O binário máximo disponível desde os regimes mais baixos e com uma ampla gama de utilização também sobe para 371Nm às 5.200rpm, permitindo uma aceleração de 0-100km/h em escassos 5,2 segundos. Para estas prestações contribui igualmente o sistema VVEL de abertura variável de válvulas, que optimiza o momento e quantidade de ar admitida em cada cilindro e a cada regime de rotação.
A força deste motor é transmitida às rodas traseiras por opções de caixa de velocidades desenhadas para exprimirem as prestações do Z em condução desportiva. A caixa manual de seis velocidades, a única disponível no Nismo, inclui o sistema 'Synchro Rev Control' desenvolvido pela Nissan e que faz a sincronização de rotações nas passagens de caixa, permitindo ao condutor usufruir do conhecido efeito 'ponta tacão' essencial para explorar ao máximo as capacidades de um puro desportivo.
Esteticamente, o Nismo distingue-se dos seus 'irmãos' de gama pela dianteira, que inclui o pára-choques com novo desenho, maiores entradas de ar e faróis diurnos de LED. Na secção traseira, há também um novo pára-choques e um deflector traseiro de menores dimensões, que trabalha juntamente com o dianteiro para criar maior suporte aerodinâmico a altas velocidades. Isto implica que a força descendente está repartida de forma mais uniforme entre os eixos dianteiro e traseiro, resultando num comportamento dinâmico mais eficaz e equilibrado.
Esta versão mais potente Nismo está equipada com jantes exclusivas superleves de 19 polegadas, com menos três quilos do que a versão GT e com acabamentos em preto e prata.
O 'design' interior, inspirado na competição, incorpora bancos Recaro em pele preta e alcântara vermelha. Estes assentos foram desenhados exclusivamente para o 370Z Nismo para criar a melhor posição de condução, conforto e suporte lateral ao condutor.
CARACTERÍSTICAS
€65.800
Motor: central dianteiro longitudinal, alumínio, gasolina, 6 cilindros em V, 24 válvulas, injecção directa
Cilindrada: 3.696cc
Potência: 344cv às 7.400rpm
Binário: 371Nm às 5.200rpm
Velocidade máxima: 250km/h
Aceleração máx.: 5,2s 0-100km/h
Tracção: traseira
Transmissão: manual 6 velocidades
Consumo urbano: 15,4l/100km
Cons. extra-urbano: 7,8l/100km
Consumo médio: 10,6l/100km
Emissões CO2: 248g/km (Euro VI)
Outras versões:
- 370Z Coupé (328cv) €54.400
- 370Z GT (328cv) €60.400
- 370Z Roadster (328cv) €64.900
Mais lidas